Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / 10 jovens a observar na época 2016/2017

10 jovens a observar na época 2016/2017

Depois da explosão de jogadores como Renato Sanches, João Mário, Léo Bonatini ou Diogo Jota na época 2015/2016, será interessante ver quem serão os jogadores que se destacarão na época 2016/2017. O Futebol Portugal deixa aqui alguns dos jogadores que devem andar “debaixo d’olho”.

1 – André Silva (20 anos, FC Porto)

andre-silva-portob

Aos 20 anos, os adeptos do FC Porto esperam que este seja o ano de afirmação de um dos meninos de ouro da formação dos dragões dos últimos anos. Realizou 14 jogos pela equipa principal do Porto (8 como titular) e marcou 3 golos, dois na final da Taça de Portugal, um deles num fantástico pontapé acrobático. Com 1,85m, o jovem avançado português pode desempenhar qualquer função como ponta-de-lança, fruto do seu poderio físico, da sua boa mobilidade e da sua qualidade técnica, ao qual alia um excelente sentido de finalização.

2 – Gelson Martins (21 anos, Sporting CP)

Gelson-Martins

Gelson jogou 42 jogos pelo Sporting na época passada mas nunca foi titular indiscutível na equipa de Jorge Jesus, realizando apenas 13 jogos como titular. Com 7 golos marcados, Gelson deu e muito que falar. Caso existam saídas de médios-alas no plantel leonino (João Mário é um jogador muito cobiçado por colossos europeus), Gelson deverá ser a solução imediata. O extremo da formação de Alcochete prima pela velocidade e pela facilidade que tem nos duelos um para um, onde normalmente deixa o lateral adversário em grandes dificuldades. Além disso, move-se bem em terrenos interiores e remata bastante bem.

3 – Nelson Semedo (22 anos, SL Benfica)

hi-res-ce4baaed71095e29cbfab9c83e27085a_crop_north

Foi um dos jogadores em destaque no início da época passada do Benfica. O lateral-direito português, que chegou a jogar pela Seleção Principal, sofre uma lesão no início de Outubro e apenas regressou aos relvados em Fevereiro. Acabou por jogar 16 jogos pela equipa principal das águias e marcou 1 golo. Médio de raiz, o jovem lateral fornece muitas solução ofensivas ao corredor direito. Forte no drible, cruza bem e não compromete a defender. Apareceu com um rendimento um pouco pior depois da lesão mas com uma época nova à porta, podemos ter o Nelson que despertou o interesse de colossos europeus no início da época.

4 – Otávio (21 anos, FC Porto)

ng3571011

Depois de uma época de sucesso no Vitória de Guimarães, Otávio veio para ficar no plantel principal dos dragões. Disputou 27 jogos pelos vimaranenses e marcou 6 golos, sendo um dos destaques da equipa da cidade-berço. Agora, de regresso ao FC Porto, aspira a um lugar no meio-campo. Muito versátil, podendo jogar tanto nas alas como no meio, apresenta uma cultura tática e técnica muito evoluída, juntando ainda uma qualidade tremenda no passe. Pode muito bem ser uma das revelações desta época no Dragão.

5 – Iuri Medeiros (21 anos, Sporting CP)

bRTEcyJ

Natural de Horta (Faial), o extremo formado em Alcochete deve ficar esta época no plantel principal do Sporting. Foi o maior destaque do Moreirense, onde esteve emprestado na época 15/16. Com 10 golos marcados em 34 jogos, é bastante claro que o jovem açoriano é um excelente finalizador. Mas não só. Junta a esta capacidade uma tremenda velocidade e uma enorme facilidade no drible. Será uma boa solução para Jorge Jesus esta época e não é de descartar que assuma um lugar como titular já esta época.

6 – Alex Grimaldo (20 anos, SL Benfica)

VSTOwnw4M14

Chegou em Janeiro passado e realizou 5 jogos pelo Benfica. Vindo da formação do Barcelona, o lateral-esquerdo espanhol prima pela facilidade com que faz todo o corredor esquerdo. Forte no cruzamento, é bastante rápido e também bastante bom no processo defensivo. Depois de alguns meses de adaptação à realidade encarnada, pode tirar o lugar que pertence a Eliseu nesta época.

7 – Gonçalo Guedes (19 anos, Benfica)

media-89388

Arrancou muito bem na época passada mas foi perdendo espaço com o decorrer da época e acabou até por regressar à equipa B. No entanto, as indicações que passou foram muito promissoras. Com 4 golos marcados em 31 jogos pela equipa principal, o extremo formado no Seixal pode aproveitar a saída de Gaitan e assumir o corredor esquerdo do ataque do Benfica. Um jogador que nunca dá o lance por perdido, chega bastante bem a áreas de cruzamento e é também bastante bom em terrenos interiores, onde finaliza com relativa facilidade. No entanto, vai ter concorrência apertada para entrar no 11 encarnado.

8 – Walter González (21 anos, FC Arouca)

walter-gonzalez_572_573_1322742

Paraguaio, chegou ao Arouca em Janeiro por empréstimo do Olimpia, e desde Janeiro fez as redes abanarem 7 vezes em 19 jogos, sendo que bisou em pleno Estádio do Dragão. Assinou por 2 épocas com o Arouca e deve assumir a titularidade no ataque dos comandados de Lito Vidigal, que vão jogar a Liga Europa esta época. Muito forte no confronto físico, é um finalizador nato que pode marcar golos de diversas formas e feitios.

9 – Rúben Semedo (22 anos, Sporting CP)

83353985aff620a88588c57ecb972066_XL

Chamado de “urgência” a meio da época passado para o Sporting, realizou 16 jogos na turma de Alvalade, juntando 19 ao serviço do Vitória de Setúbal, onde esteve emprestado. Assumiu um lugar na defesa do Sporting e desde então não o largou. Muito forte fisicamente, pode ser o patrão da defesa leonina esta época. Não é um central lento e tem uma boa capacidade de recuperação. Pode ser um dos destaques dos leões esta época.

10 – João Miguel Silva (21 anos, Vitória Sport Clube)

joao-miguel-silva-vitoria-sc-vs-sporting-primeira-liga-2015-2016-imagem-global-imagens-e1458324281907

Começou a época na equipa B mas deste que foi chamado à titularidade na equipa A não mais a perdeu. Aos 21 anos, já atraí o interesse dos 3 grandes e não é certa a sua continuidade em Guimarães. Se continuar, pode muito bem ser uma das revelações do próximo campeonato. Com uns reflexos fantásticos, foi um autêntico muro na baliza vimaranense na época passada e não se espera nada menos do que melhorias na época presente. Pode melhorar um pouco na saída dos postes e na sua colocação.

Comentar