Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / 2 EM 1: ALEJANDRO GRIMALDO & FILIPE LUÍS

2 EM 1: ALEJANDRO GRIMALDO & FILIPE LUÍS

fotorcreated

Hora de falar de dois dos melhores laterais esquerdos do mundo na atualidade. É momento para dissertar sobre o espanhol Alejandro Grimaldo e o brasileiro Filipe Luís. Grimaldo tem chamado a atenção de todos os amantes do futebol com seu grande talento e Filipe Luís tem se consolidado cada vez mais como um dos melhores jogadores do mundo na sua posição.

ALEJANDRO GRIMALDO (BENFICA) – 21 ANOS

download

Grimaldo está ainda a começar a sua trajetória. O jogador espanhol tem apenas 21 anos de idade, mas já um dos destaques do Benfica na época e tem chamado a atenção de todos com a sua técnica.

O jogador nasceu em Valência e começou a jogar no clube que leva o nome da cidade. Com apenas 13 anos, Grimaldo deixou o Valencia e rumou ao Barcelona. Caracterizado pela velocidade, qualidade nos remates e tiros livres, o jogador começou a atuar profissionalmente no Barcelona B onde estreou em 2011 quando ainda não tinha completado 16 anos, tornando-se o jogador mais novo da história do futebol a disputar uma partida da Segunda Divisão da Liga Espanhola. No clube catalão, o espanhol ficou até ao ano passado quando chamou a atenção do Benfica.

Em dezembro de 2015, Grimaldo assinou contrato até 2021 e foi comprado por 1,5 milhões de euros. Na disputa da posição de defesa esquerdo, o jogador compete com o experiente Eliseu e está a ganhar espaço sob o comando de Rui Vitória.

Alejandro Grimaldo passou pela Seleção de base da Espanha no sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21 e logo estará na Seleção principal. Com 12 jogos, 2 golos, 2 assistências e 1 prémio de craque do jogo neste início de época, o espanhol tem uma pontuação média de 7.61 por jogo e já chama a atenção do Manchester City de Pep Guardiola.

Campeão do Campeonato do Mundo sub-19 com a Espanha em 2012, Grimaldo já conquistou três títulos pelo Benfica em menos de um ano e tem tudo para continuar a evoluir a cada jogo.

FILIPE LUÍS (ATLÉTICO DE MADRID) – 31 ANOS 

690

Filipe Luís é um dos poucos jogadores do futebol mundial que possui uma virtude notável: ataca e defende com a mesma precisão. Sem fraquezas significativas no relvado, o brasileiro tem bom passe, drible, concentração, remate e domínio tático.

O jogador foi revelado no Figueirense onde atuou por quase dez anos contando categorias de base e plantel profissional. Em 2004 rumou ao Ajax da Holanda onde passou um ano, mas não disputou nenhuma partida. Na época ele tinha apenas 19 anos de idade e foi sozinho para a Europa onde viveu com uma família holandesa para aprender o idioma mais rápido, mas não funcionou. O jogador não deu certo na equipa que era coordenada na época por Louis Van Gaal e Ronald Koeman e em 2005 quando seus direitos pertenciam ao Rentistas do Uruguai (onde também não jogou), o jogador foi negociado com o Real Madrid Castilla (Real B).

Pelo Real Madrid Castilla foram 37 jogos disputados e ali só estava começando a trajcetória de Filipe Luís no futebol espanhol. Em 2006 rumou ao Deportivo La Coruña onde ficou até 2010, disputando 135 partidas e marcando 8 golos.

Foi no ano de 2010 que a vida do jogador começou a mudar de uma vez por todas! Começou neste ano na sua primeira passagem pelo Atlético de Madrid. Com 180 jogos e 5 golos marcados, o defesa esquerdo passou a ser conhecido mundialmente. Com 5 títulos de expressão na sua primeira passagem pelo clube de Madrid, Filipe Luís cresceu e em 2014 trocou Madri por Londres.

Chegou ao Chelsea e disputou 26 jogos e marcou um golo. Aprendeu rapidamente a falar inglês e conquistou a Liga Inglesa e Copa da Liga em uma época, mas acabou não ficando por opção de José Mourinho e para a alegria dos adeptos do Atlético de Madrid, regressou a equipa em 2015.

A sua passagem pelo Chelsea, fez com que evoluísse e amadurece e começasse a jogar ainda mais! Desde que voltou ao clube em 2015 já disputou mais de 50 jogos e é um dos homens de confiança de Diego Simeone.

O brasileiro tem descendência polaca por parte do seu bisavô, italiana por parte de sua mãe, já foi sondado pela Espanha e também tem descendência austríaca, mas joga mesmo pela Seleção Brasileira principal desde 2009 e é um dos líderes e principais jogadores. Com mais de 20 jogos e 2 golos marcados, Filipe Luís foi campeão com o Brasil da Copa das Confederações em 2013.

Agora com toda experiência e técnica, tem sido um dos jogadores sul-americanos de mais destaque no futebol europeu.

Grimaldo e Filipe Luís são dois talentos inquestionáveis que a cada época estão jogando mais como laterais ajudando seus clubes e honrando seus países. 

Comentar