Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / 5 motivos para se assistir à MLS

5 motivos para se assistir à MLS

 

1 – Público

O crescimento da Major League Soccer é algo facilmente constatável analisando o número de espetadores presentes nos estádios . Esse mesmo número tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo-se registado uma média de 21692 espetadores em 2016 (7ª melhor do mundo).

Para além disso, os fãs da MLS podem ser considerados um “espetáculo dentro do próprio espetáculo”. Como exemplos desta realidade é possível mencionar os adeptos dos Sounders (que compõem habitualmente muito bem o estádio), os Timbers Army (adeptos de Portland que cortam um pedaço de madeira de um tronco sempre que a equipa marca um golo) e os fãs de Montreal (fazem soar um sino enorme que se encontra no interior do estádio quando a sua formação faz balançar as redes).

 

“Timber Joey” após um golo de Portland

 

2 – Imprevisibilidade

A Major League Soccer é, porventura, uma das competições mais difíceis para os apostadores fazerem os seus palpites. O sistema de playoffs favorece claramente essa mesma imprevisibilidade, não sendo propriamente estranho ver uma equipa do fundo da tabela conquistar pontos a equipas do topo da classificação.

Para se ter noção do que foi anteriormente referido basta dizer que a 5 jogos do fim da fase regular, os Seattle Sounders (campeões em 2016) não estavam em zona de acesso aos playoffs e que duas das equipas que não avançaram para a segunda fase da competição em 2016 foram finalistas em 2015 (Portland e Columbus).

 

3 – Jovens promessas

Prova de que a MLS já não é apenas o “exótico” destino para onde grandes estrelas vão no fim da carreira para fazer um grande contrato é o facto de serem cada vez mais os jovens a escolher a competição para iniciar o seu percurso profissional.

Existe uma grande ligação entre a MLS e as universidades, nomeadamente através do SuperDraft, fator que possibilita aos jovens chegar com mais “facilidade” às equipas principais dos clubes.

Jordan Morris, Jack Harrison, Cyle Larin… há um número considerável de jovens com qualidade suficiente para chegar à Europa.

Consulte aqui uma lista com jovens promessas elaborada pelo Futebol Portugal.

 

4 – Estrelas internacionais

Talvez o motivo que leva mais pessoas a assistir à MLS. São alguns os jogadores internacionais com carreiras fantásticas a jogar na competição, fator que apenas contribui para o aumento da qualidade global das partidas. Sendo certo que características físicas como a velocidade e a resistência já não são o que outrora foram, a classe e a inteligência permanecem absolutamente intactas.

Andrea Pirlo, David Villa e Kaká são alguns dos craques que ainda dão cartas na MLS.

 

5 – Jogadores Portugueses

João Meira, Rafael Ramos, Gerso e João Pedro. Os dois primeiros já se encontravam na MLS no ano passado. Os dois últimos chegaram esta temporada.

João Meira (Chicago Fire) foi um dos destaques da sua equipa. Com um média de desarmes ganhos de 89.4% na última temporada, o central ex-Belenenses tem tudo para se assumir como patrão da defesa de Chicago.

Depois de uma época atribulada em termos de lesões, Rafael Ramos (Orlando City) pode perfeitamente ambicionar a conquista da titularidade na lateral direita.

Gerso (Sporting KC) e João Pedro (LA Galaxy) chegam a dois bons clubes da MLS. Jogadores com qualidade, podem vir a ser peças importantes para o sucesso das suas formações.

 

João Pedro vive este ano a sua 1ª experiência fora de Portugal

 

 

 

Comentar