Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Aboubakar dá a CAN aos Camarões

Aboubakar dá a CAN aos Camarões

A seleção dos Camarões é a vencedora da Taça das Nações Africanas (CAN). O conjunto orientado por Hugo Broos bateu o Egito por 2-1, em partida disputada este domingo na capital do Gabão, Libreville. O ex jogador do Porto, Vincent Aboubakar, marcou o golo que deu a vitória e o título ao seu país.

Frente-a-frente pela terceira vez numa final da CAN (100% de vitórias para os “Faraós”), o Egito teve a primeira oportunidade do jogo na fase inicial, através de um remate de Abdallah El-Said. Este lance foi um aviso para o que se viria a suceder aos 22 minutos: Mohamed El-Neny finalizou com êxito uma bela jogada coletiva. Nesta primeira parte, os Camarões tiveram mais posse de bola, no entanto, encontraram muitas dificuldades para perfurar por entre a defensiva contrária.

No começo da etapa complementar, o técnico Hugo Broos colocou Aboubakar em campo e os camaroneses tornaram-se mais perigosos. Tal aconteceu de uma forma tão evidente que, à passagem da hora de jogo, Nicolas N´Koulou igualou o resultado ao corresponder da melhor forma a um cruzamento de Benjamin Moukandjo. A partir deste momento, os centro-africanos foram à procura da reviravolta, algo que aconteceu muito perto do fim. Aos 88 minutos, Aboubakar dominou a bola à entrada da área e, sem deixar cair, rematou com força para o fundo das redes de Essam El-Hadary (terminou a competição como o jogador mais velho de sempre a atuar na CAN, com 44 anos e 21 dias).

Os Camarões conquistaram, assim, este torneio pela quinta vez.

Antes da final, no dia anterior, jogou-se a partida de atribuição do 3º lugar da competição. A formação do Burquina Faso treinada pelo português Paulo Duarte derrotou por 1-0 o Gana, numa partida que também foi resolvida nos instantes finais. Depois de uma primeira parte em que os ganeses foram superiores e de um segundo tempo equilibrado, o golo burquinense surgiu aos 89 minutos. De livre direto, Alain Traoré marcou e deu o último lugar do pódio à sua seleção. Já a nação orientada por Avram Grant ficou no quarto posto da CAN.

Comentar