Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Art.200 – ATLÉTICO DE MADRID: Simeone tem elevado a grandeza do clube

Art.200 – ATLÉTICO DE MADRID: Simeone tem elevado a grandeza do clube

diego-simeone-cover-graphic-atletico-madrid_3420970

Diego Pablo Simeone está no comando do Atlético de Madrid desde 2011. Até aqui o treinador argentino já conquistou junto ao clube 5 títulos. Hoje aos 46 anos de idade, é um dos candidatos ao prêmio de melhor técnico do mundo. Quando foi jogador, Simeone jogou pelo Atlético de Madrid em duas passagens. Entre 1994 e 1997 e entre 2003 e 2005, conquistando a Copa do Rei e a Liga Espanhola da época 1995-1996.

O técnico argentino é conhecido pelo seu estilo de jogo intenso e de impacto, pela forma como treina seus jogadores, por sua táticas de marcações duras e por suas equipas caracterizadas pela disposição e pela raça. Desde que chegou ao clube, Simeone conquistou a Liga Europa, a Supercopa da UEFA, a Liga Espanhola, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha. O último título foi o da Liga Espanhola em 2014 e a Liga Europa foi conquistada em sua primeira época pelo clube, quando o Atlético ainda contava com Falcão Garcia. Mas como nem tudo na vida são flores, o treinador amargou dois vices da Liga dos Campeões (2014 e 2016), no entanto tem feito um trabalho maravilhoso e tem tudo para disputar o título do torneio mais cobiçado da Europa por várias épocas.

Na atual época o clube tem se destacado pelas belas atuações de Antoine Griezmann (melhor jogador da Eurocopa), Gameiro e Carrasco no setor ofensivo.

Spanish Liga Santander - Atletico Madrid v Sporting - Vicente Calderon stadium, Madrid, Spain 17/09/16 Atletico Madrid's Antoine Griezmann celebrates a goal with teammates Yannick Ferreira-Carrasco and Kevin Gameiro. REUTERS/Sergio Perez

Na janela de transferências Borja Bastón, Léo Baptistão e Joshua Guilavogui (que pertenciam ao clube), foram vendidos. Vietto e Krannetiver foram emprestados ao Sevilla e Jesús Gámez foi liberado para o Newcastle. Porém o clube não só vendeu, como também comprou! Chegaram o francês Kevin Gameiro, o argentino Nico Gaitán e o croata Sime Vrsaljko. O guarda-redes argentino, Axel Werner também foi comprado, mas está no Boca Juniors por empréstimo e El Niño Torres foi comprado em definitivo.

Pela Liga Espanhola, os Colchoneros disputaram até aqui 10 jogos, com 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. Na Liga dos Campeões, o clube ficou em um dos grupos mais difíceis da competição junto a Bayern, PSV e Rostov e até aqui venceu os 4 jogos que disputou. No dia 30 de novembro o clube estreia na Copa da Espanha contra o Guijuelo e as duas equipas voltam a se enfrentar no dia 21 de dezembro dentro do Vicente Calderón.

A partir de 2017, o Atlético de Madrid deve jogar em seu novo estádio que será inaugurado na próxima época. Foram investidos cerca de 240 milhões de euros na construção do Estádio de La Peineta que deve receber entre 68 e 72 mil adeptos em sua total capacidade.

14502787_1288692207817197_5808101035760803316_n

Sem a mídia e os jogadores renomados, como possuem Real Madrid e Barcelona, o Atlético joga de forma simples, mas bastante eficaz. O clube vende destaques e consegue repor com desconhecidos que viram estrelas. Com um estilo de jogo de passes curtos, posse de bola, controle do meio, consistência, agressividade e várias finalizações, o plantel de Simeone dá gosto de ser ver jogar!

lineup111478233159373

Griezmann é o jogador mais regular do clube no que se refere a golos e assistências enquanto Oblak e Filipe Luís são os jogadores com mais partidas disputadas na época. Jogando no 4-4-2 e por vezes até no 4-3-3, o Atlético tem solidez defensiva, equilíbrio no meio e qualidade ofensiva. Sem contar que o plantel ainda conta com Ángel Correa e Fernando Torres como opções ofensivas de qualidade.

Um clube que se agiganta cada vez mais, muito devido ao treinador que tem. Simeone não só entende de técnica e tática como consegue passar uma energia positiva a seus atleta, fazendo com que a equipa atue cada vez melhor!

Comentar