Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Bundesliga: Friburgo 1×2 Bayern Munique – Lewandowski derreteu o gelo

Bundesliga: Friburgo 1×2 Bayern Munique – Lewandowski derreteu o gelo

No regresso da Bundesliga, o Bayern Munique venceu o Friburgo numa reviravolta efectuada perto do apito final. O português Renato Sanches ficou no banco.

Com as temperaturas ainda muito baixas pelo velho continente, o campeonato alemão regressou esta Sexta-Feira devido à paragem de Inverno com a ida do líder Bayern Munique ao Schwarwald-Stadion, a casa do SC Friburgo, oitavo classificado. Uma viagem que se apresentou difícil para os tetra-campeões alemães devido à entrada forte do adversário e que só foi solucionada com dois golos de Lewandowski, o último muito perto do fim.

A partida não começou de feição para a equipa de Carlo Ancelotti e companhia. Aos 4 minutos, o Friburgo já liderava o marcador. O médio Nicolas Hofler ganha uma bola perdida no meio-campo por Robert Lewandowski devido à pressão de três adversários, passa para o italiano Vicenzo Grifo que falha o primeiro passe e ao ver a bola regressar a si coloca em Janik Haberer para bater Neuer com um remate de pé direito para o canto inferior esquerdo (1-0).

O Bayern tentou responder à desvantagem e ao minuto 23, Arturo Vidal tenta mandar a bola para o poste mais distante do guarda-redes do Friburgo, mas este, de nome Alexander Schwolow faz um belo mergulho e impede o empate. Mais tarde, com 35 minutos no relógio, Lewandowski recebe de costas para a baliza um passe de Douglas Costa, roda e um remate frontal é cortado in extremis para canto por Mike Frantz. Nesse mesmo canto, Douglas Costa e Lewandowski iriam mesmo proporcionar o golo: o brasileiro bate canto e o avançado polaco desmarca-se facilmente para rematar de primeira para o golo (1-1).

Com oportunidades de parte a parte, era a equipa de Munique que criava as de maior perigo. Já na segunda parte, Arjen Robben – ao seu estilo – pelo lado direito do campo transporta a bola para a entrada da área em diagonal e remata para a esquerda em jeito para uma grande defesa de Schwolow. Mais tarde, já no minuto 83, o mesmo Robben remata uma bola que ressalta a poucos centímetros do poste direito.

Nos últimos 5 minutos de jogo, a partida animou um pouco mais no outro lado do campo. Ao minuto 85, Maximilian Philipp efectua um remate à entrada da área do Bayern que passa muito parte do poste direito de Neuer e ao minuto 88, Nils Petersen, também fora de área, remata para bom mergulho de Neuer.

No entanto, o Bayern é que iria levar os três pontos. No primeiro minuto de compensação, Franck Ribéry – que tinha entrado ao minuto 71 para render Douglas Costa – cruza a bola para Lewandowski que teve tempo para tudo: receber, temporizar com um toque e rematar para o poste esquerdo que ajudou para o seu bis e para o 1-2 final. O avançado polaco já leva 14 golos na Bundesliga, menos 2 que o melhor marcador, Pierre-Emerick Aubameyang do Borussia Dortmund.

Com este resultado, o Bayern de Munique permanece no primeiro lugar do campeonato com 42 pontos e na próxima jornada joga no terreno do Werder Bremen. Se o Leipzig (2º lugar) vencer nesta jornada o Eintracht Frankfurt (4º lugar) volta à desvantagem de apenas 3 pontos. Já o Friburgo, mantém-se à condição no oitavo lugar e na próxima jornada vai a Berlim defrontar o Hertha (3º lugar).

Comentar