Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / CAN: Campeã em título eliminada; RD Congo e Marrocos nos “quartos”

CAN: Campeã em título eliminada; RD Congo e Marrocos nos “quartos”

Depois da eliminação da Argélia, foi agora a vez de outra candidata à conquista da Taça das Nações Africanas (CAN) e, neste caso, vencedora da edição anterior, Costa do Marfim, ser afastada da competição. Nesta última jornada do grupo C, República Democrática do Congo e Marrocos carimbaram o apuramento para os quartos de final.

Necessitando obrigatoriamente de vencer para passar aos desafios a eliminar, os costa-marfinenses perderam com Marrocos pela margem mínima. A formação que contou com a titularidade do antigo internacional sub 21 português, Manuel da Costa, a titular chegou ao tento da vitória por intermédio de Rachid Alioui aos 64 minutos. Através deste triunfo num desafio que foi equilibrado, os marroquinos garantiram a presença na fase seguinte do torneio.

No outro jogo do grupo, os congoleses, que eram líderes à entrada para esta terceira e decisiva ronda, não facilitaram e colocaram-se em vantagem à entrada do derradeiro quarto de hora do primeiro tempo. Junior Kabanga fez o seu terceiro golo na CAN e passou a liderar de forma isolada a lista de melhores marcadores. No início da etapa complementar, Ndombe Mubele, aos 54 minutos, ampliou a diferença no resultado. A RD do Congo ainda chegou a fazer mais um golo por Paul-Jose Mpoku, aos 80, sem que antes Kodjo Laba, aos 69, tivesse reduzido para o Togo, seleção que devido a este desaire confirmou a sua eliminação da prova.

 

Classificação final do grupo C:

1º: RD Congo – 7 pontos

2º: Marrocos – 6 pontos

3º: Costa do Marfim – 2 pontos

4º: Togo – 1 ponto

 

Comentar