Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / CAN: Guiné-Bissau “cai de pé”; Paulo Duarte apurado

CAN: Guiné-Bissau “cai de pé”; Paulo Duarte apurado

A Guiné-Bissau está fora da Taça das Nações Africanas (CAN). O conjunto de Baciro Candé perdeu por 0-2 com o Burquina Faso orientado pelo português Paulo Duarte e, assim, despediu-se da competição conjuntamente com o país organizador. O empate sem golos de nada valeu ao Gabão perante os Camarões no outro jogo da 3ª e última jornada do Grupo A. Burquinenses e camaroneses, por outro lado, estão nos quartos de final.

Contando com 11 titulares (mais três suplentes utilizados) que têm passado e/ou presente em equipas portuguesas, os guineenses partiram para o encontro derradeiro a saber que só a vitória dava a possibilidade de sonhar com um possível apuramento para a fase seguinte da prova.

Esse desejo tornou-se ainda mais complicado de se realizar quando Rudinilson Silva colocou a bola na própria baliza. Estavam decorridos 12 minutos e, a partir dessa altura, os “Djurtus” foram à procura do golo, tendo tido oportunidades para o fazer tanto na primeira parte como no início da segunda. Porém, a equipa não foi eficaz e o Burquina Faso aproveitou: aos 58 minutos, Bertrand Traoré ampliou a vantagem, finalizando um ataque rápido do seu conjunto. Desta forma, a necessitar de três golo para se qualificar, os estreantes guineenses nunca desistiram, contudo, o resultado acabou por não se alterar. Valeu também a experiência dos comandados de Paulo Duarte (finalistas da CAN em 2013) que controlaram o jogo (a entrada do atleta do Moreirense, Bouba Saré, na segunda parte, foi nesse sentido) e, assim, carimbaram o apuramento.

Para além de Les Etalons (os garanhões), os Camarões também garantiram a presença nos desafios a eliminar. A necessitar de somente um ponto, os pupilos de Hugo Broos empataram 0-0 com o Gabão. A seleção anfitriã do torneio, que contou com a entrada do jogador do U.Leiria, Sérge Kevyn, na segunda parte, despediu-se do torneio com três igualdades.

 

Classificação final do grupo A:

1º: Burquina Faso – 5 pontos

2º: Camarões – 5 pontos

3º: Gabão – 3 pontos

4º: Guiné-Bissau – 1 ponto

 

Comentar