Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Conheça os quatro possíveis sucessores de Paulo Bento

Conheça os quatro possíveis sucessores de Paulo Bento

Após quase quatro anos como selecionador nacional, Paulo Bento saiu, devido a uma rescisão por mútuo acordo. A Federação Portuguesa procura agora o sucessor para o cargo de selecionador, comunicando que pretende arranjar um substituto antes do jogo de preparação frente à França, dia 10 de outubro.

Conheça os quatro possíveis sucessores ao cargo deixado por Paulo Bento:

Fernando_SantosFernando Santos, 59 anos: Sem clube, o antigo selecionador da Grécia, natural de Lisboa, conta com duas presenças nas fases finais de competições internacionais. No Euro 2012, os gregos caíram perante a Alemanha nos quartos-de-final por quatro bolas a duas, enquanto no Mundial 2014, a seleção orientada por este perder nos oitavos-de-final, frente à Costa Rica, nas grandes penalidades.

O treinador português conta com passagem pelos três grandes do futebol nacional, estando no FC Porto, entre 1998 a 2001, conquistando um Campeonato, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Entre Grécia e Portugal, Fernando Santos treinou o AEK, onde conquistou uma Taça da Grécia, e o Panathinaikos, onde na Taça UEFA caiu perante o Porto de José Mourinho nos quartos-de-final. Em 2003 rumou ao Sporting, não tendo conquistado qualquer titulo oficial, voltando logo no ano seguinte ao futebol grego. Fernando Santos voltou a treinar o AEK e em 2006 recebeu um convite para ingressar no Benfica. À primeira jornada da 2ª época, Fernando Santos é despedido depois de um empate frente ao Leixões. Ainda na mesma época foi treinar o PAOK da Grécia sendo que em 2011 rumou à seleção grega, que acabou de sair por termino do contrato neste ano de 2014.

Fernando Santos ainda conta com passagens pelo Estoril e Estrela de Amadora.

jesualdo_ferreiraJesualdo Ferreira, 68 anos: O antigo treinador de Benfica, Sporting e FC Porto, conta com um vasto currículo, com 6 títulos no seu palmarés. Todos os seus troféus foram conquistados ao serviço do Futebol Clube do Porto, contando com três Campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça, entre 2006 e 2010.

Jesualdo teve uma passagem pela seleção de Angola em 1991, sendo selecionador sub-20, sub-21 de Portugal, entre 1997 e 2000. Treinou o Benfica em 2001/2002, o Braga, entre 2002 e 2006, voltando em 2013/2014, o Málaga, em 2010 e o Sporting em 2012/2013.

O técnico natural de Mirandela, conta com passagens por Rio Maior, Torreense, Académica, Atlético CP, Silves, Estrela de Amadora, Bordeaux (adjunto), Far Rabat (Marrocos), Alverca e Panathinaikos.

vitor_pereiraVitor Pereira, 46 anos: Treinador em que teve o auge da sua carreira à 1 ano, Vitor Pereira conquistou quatro troféus ao serviço do FC Porto. Nos quadros do clube da Invicta desde 2000, teve três passagens com treinador principal no Sanjoanense, Sporting de Espinho e Santa Clara. De adjunto de André Villas-Boas, passou a treinador principal. Entre 2010 e 2013, conquistou dois Campeonatos e duas Supertaças. Depois do último troféu conquistado, rumou à Arábia Saudita com uma passagem curta pelo Al-Ahli Jeddah.

Neste momento, o treinador natural de Espinho encontra-se sem clube.

Manuel_JoseManuel José, 68 anos: O técnico algarvio conta com um palmarés recheado, o antigo jogador do Benfica e do Belenenses conta passagens pelo Benfica e Sporting como treinador principal. Começou a sua carreira de treinador no Sporting de Espinho e em 1985 chegou ao Sporting, mas foi no Boavista que ganhou os únicos dois troféus que tem em Portugal. Em 1992 conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça, frente ao FC Porto. Teve uma passagem pelo Benfica, entre 1996 e 1998, mas não conseguiu ganhar qualquer troféu. Em 2001 mudou-se para o Egipto, mais concretamente para o Al-Ahly, onde conquistou a Liga dos Campeões Africana e a Supertaça Africana, tendo rumado ao Belenenses na época seguinte.

Após não conseguir resultados positivos no Belenenses, Manuel José rumou ao clube que no qual fez história e continuou com os grandes feitos. Entre 2003 e 2012, o treinador de Vila Real de Santo António, conquistou seis Ligas Egipcias, duas Taças Egípcias, quatro Supertaças Egípicias e juntando mais três Liga dos Campeões Africanas e três Supertaças Africanas ao seu palmarés. Durante este período, Manuel José esteve 2009 e 2010 ao serviço da seleção angolana e teve uma passagem curta pela Arábia Saúdita, pelo serviço do Al Ittihad FC.

Neste momento encontra-se sem clube.

Segundo a cotação, estes serão os mais fortes candidatos a selecionador de Portugal. Outros nomes mencionados são os de Jaime Pacheco e Manuel Cajuda.

Na sua opinião, qual será o sucessor ideal após a saída de Paulo Bento?

Comentar