Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / E que dizer deste fantástico Belenenses?

E que dizer deste fantástico Belenenses?

 

CFB

CFB

 

O ano  de 2014 está prestes a terminar, e com isso acabam mais 365 dias de intenso futebol pelo mundo fora, mas como sabemos, neste desporto, na maior parte dos países europeus, inclusive Portugal, as épocas futebolísticas não se “guiam” pelo ano regular, mas estão, sim, compreendidas entre os meses de Agosto a Maio. Sendo que por isso, no nosso país, a principal competição profissional, a Liga Zon Sagres, encontra-se praticamente a meio, e como em todas as épocas, existem as denominadas equipas “sensação”, sendo uma delas o Belenenses, esta temporada.

Os números da equipa

A equipa do Restelo, treinada por Luís Vidigal, encontra-se na 7ª posição, igualada com o 6º classificado, o Paços de Ferreira, com 22 pontos, no campeonato nacional. Além disto, o clube continua na Taça de Portugal, onde jogará os quartos de final com o Braga, após ter eliminado clubes como a AD Oliveirense, o Trofense e o Freamunde, e na principal fase de grupos da Taça da Liga, após ter derrotado na segunda fase, com dificuldade, o Académico de Viseu, enfrentando agora o Boavista, o Vitória FC, o Vitória SC e Sporting.

No campeonato, o emblema azul, apenas perdeu 4 de 14 jogos( contra Benfica, Paços de Ferreira, Braga e Vitória SC), sendo isto um grande registo, atendendo ao facto que a equipa, por esta altura, tem apenas menos 6 pontos que no final da época passada.

 

 Como joga o Belenenses

Quem vê o clube lisboeta jogar, facilmente percebe o porquê destes excelentes resultados: tenta sempre jogar de pé para pé, com jogadores velozes e tecnicistas na frente, aliada a uma boa organização defensiva, num esquema tático de 4-2-3-1.

A baliza está entregue a Matt Jones, sendo que as laterais têm sido dadas (e bem) a Palmeira e a Nélson (uma das boas contratações do clube) e o centro da defesa tem sido preenchido por João Meira e Gonçalo Brandão. No miolo jogam normalmente, Pelé e o experiente Bruno China, sendo que existem três “malabaristas” no apoio ao goleador Deyverson: Sturgeon, Fredy e Miguel Rosa. Para além deste 11 base, o técnico angolano ainda pode contar com jogadores de qualidade como: João Afonso, Filipe Ferreira, Rodrigo Dantas, Fábio Nunes, Tiago Caeiro, Abel Camará e a jovem promessa Tiago Silva.

De destacar ainda que Fredy vai deixar o clube em Janeiro, assinando pelo Recreativo de Libolo, mas o Belenenses também já assegurou a contratação de Carlos Martins e o regresso de Ricardo Alves.

 

Veremos se o Clube de Futebol “os Belenenses”, terá estofo para continuar a bela época que está a fazer, ou se isto apenas é “fogo de vista”, como muitas vezes acontece.

 

Comentar