Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Entrevista a Ana Teles – “O segredo do sucesso é o trabalho diário”

Entrevista a Ana Teles – “O segredo do sucesso é o trabalho diário”

13501729_1021255214626911_4706017495740210135_n

A Futebol Portugal esteve à conversa com Ana Teles, avançada da equipa sénior do Freamunde, com apenas 15 anos, a jovem avançada estreou-se a marcar pela seleção nacional na quarta-feira frente à Finlândia, contribuindo assim para o apuramento da Seleção das Quinas para o Euro u17.

Futebol Portugal: Ana, antes demais obrigado por teres aceite a nossa entrevista.

Eu é que agradeço à Futebol Portugal pelo convite.

Futebol Portugal: Conta-nos, quando e como surgiu a tua paixão pelo futebol?

Eu acho que isso não surge com o tempo acho que nasce connosco e desde que me lembro que amo futebol.

Futebol Portugal: Desde de pequena que jogas futebol no Freamunde, qual é a tua ligação ao clube nortenho?

É uma ligação incrível, adoro o meu clube devo lhe muito do que me tornei e sem dúvida é e será sempre a minha equipa de coração!!

Futebol Portugal: O Freamunde joga atualmente na segunda divisão, em dois jogos realizados soma uma triunfo e uma derrota, nesses dois jogos já levas 5 golos, quais são os objetivos coletivos da equipa para a presente época?

A equipa ambiciona sempre fazer uma época melhor. Inclusive disputar a subida porque é algo que merecemos e para o qual trabalhamos diariamente!

Futebol Portugal: Recentemente foste convocada à Seleção Nacional Portuguesa do teu escalão, qual foi a sensação? Como reagiste ao saber que foste uma das eleitas para representar a equipa das Quinas numa qualificação para o Euro de 2017?

Foi uma sensação incrível, senti numa convocatória, os meus 8 anos de trabalho! Senti a maior responsabilidade do mundo mas também o maior orgulho.

ana3

Futebol Portugal: Com os empates frente à Finlândia, frente à Itália e com o triunfo gordo frente à Geórgia, a Seleção Portuguesa apurou-se em primeiro lugar do grupo, conquistando assim uma vaga na Ronda de Elite do Euro2017, qual foi o segredo do sucesso?

Acho que não há segredo nenhum. O trabalho diário é o segredo, há que preparar bem antes do jogo,  houve dedicação, superação e alma. Acho que é isto que nos caracteriza, podemos chegar muito longe no Europeu, mas um passo de cada vez, vamos focar-nos primeiro na ronda de Elite.

Futebol Portugal: Como reagiu a tua família quando lhes dissestes que querias ser futebolista profissional?

Penso que reagiram bem, sempre me apoiaram, algo que quero muito é conseguir ter total apoio deles para me tornar profissional e fazer isto passar de sonho a uma realidade!

Futebol Portugal: Achas que há preconceito no futebol?

Penso que sim, mas a verdade é tem diminuido nos últimos tempos, claro que continuam a existir comentários machistas mas acima do preconceito está o nosso amor pelo futebol que nos faz continuar a jogar sem ligar a isso!
ana2

Futebol Portugal: Achas que os midia dão o devido valor ao futebol feminino?

Acho que já dão muito mais do que davam antigamente, mas a meu ver ainda não é o suficiente!

Futebol Portugal: O que achas que deve mudar em Portugal para o futebol feminino atingir patamares iguais ou superiores ao futebol feminino alemão/americano (duas das melhores seleções mundiais) ?

Acho que se houver apoio das pessoas, das equipas que se disponibilizarem para verem alguns jogos, acho que se todos deram um pouco de valor aos talentos que Portugal tem podemos atingir patamares incríveis, temos batido recordes de audiências em jogos femininos e acho que isso não se vai alter, juntos chegaremos longe!

Futebol Portugal: Objetivos a curto/longo prazo?

Obviamente que tenho. O meu principal objetivo é conseguir contribuir e ajudar a equipa na disputa pela subida, depois tenho o objetivo de estar presente no Europeu da República Checa e futuramente conseguir estar na seleção AA e fazer disto profissão provavelmente no estrangeiro!

Futebol Portugal: Que equipa gostarias de representar?

Se fosse para jogar no estrangeiro, gostaria de jogar no Atlético de Madrid ou no Chelsea! Já em Portugal, eu representaria qualquer uma com todo o amor, não tenho para já nenhum foco em nenhuma!

Futebol Portugal: É fácil conciliar a modalidade com os estudos?

Acho que quando gostamos de algo temos de nos empenhar, os estudos são algo fundamental hoje em dia não é muito fácil mas temos de nós esforçar um pouco!

Futebol Portugal: Para finalizar, qual a tua referência no futebol, a tua maior inspiração?

As minhas maiores inspirações são várias, a Dolores Silva, a Ana Borges, a Cláudia Neto, mas para mim, a  Jéssica Silva é sem dúvida a maior referência para mim, é alguém que realmente admiro bastante!

Futebol Portugal: Em meu nome e em nome da Futebol Portugal, damos assim por terminada esta entrevista, desejo-te as maiores felicidades a nível pessoal e profissional. Um grande abraço e tudo de bom.

Eu é que agradeço pela oportunidade.

 

 

Comentar