Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Entrevista a Filipe Soares – “O Benfica dá-nos condições que poucos clubes do mundo dão aos atletas”

A Futebol Portugal esteve à conversa com um prodígio do futebol português! Atualmente a representar o Sport Lisboa e Benfica, Filipe Soares representa o seu clube de alma e coração.
,
Futebol / Entrevista a Filipe Soares – “O Benfica dá-nos condições que poucos clubes do mundo dão aos atletas”

Filipe, com que idade descobriste a paixão pelo futebol?

Desde que me conheço que adoro jogar futebol, o meu irmão fez a sua formação no Benfica, temos 8 anos de difença, como sempre o acompanhei ganhei gosto pelo futebol.

Como surgiu a tua ligação ao Benfica?

 Como já referi, o meu irmão fez a sua formação no Benfica. Sou benfiquista, para além de mim, toda a minha família também o é.

O ano passado atuavas nos Juvenis (u17), escalão que o Benfica esteve perto de conquistar, o que faltou ao Benfica para vencer o Campeonato Nacional de Juvenis?

Faltou-nos experiência nos jogos importantes, principalmente contra o Sporting e também no último jogo do campeonato, por exemplo, contra o Porto. Nós marcávamos sempre primeiro que o adversário, depois faltava-nos sempre um pouco de maturidade para controlar os jogos pois sofríamos sempre golos nos jogos mais complicados. Mas penso que é algo de normal devido à nossa idade, mas são estes pequenos erros que fazem a diferença e penso que foi essa a razão para o sucedido.

Fala-nos das condições que são dadas aos atletas do Caixa Futebol Campus

O Benfica dá-nos condições que poucos clubes do mundo dão aos atletas, temos todas as condições vingar no mundo do futebol, resta-nos fazer o trabalho diário.

Que valores o Benfica te ajudou a incutir na vida?

Para se jogar no Benfica o mínimo que se pode fazer é mostrar empenho e vencer qualquer coisa, e isso depois faz com que tenhamos o mesmo pensamento em todos os momentos da vida.

Com a mudança de estratégia alicerçada na aposta em atletas da formação e associada à chegada de Rui Vitória ao clube, acreditas que poderás, um dia, pisar o relvado da Luz de águia ao peito?

Claro que sim, esse é o nosso objetivo ! Qualquer jogador que joga no Benfica tem sempre essa ambição de jogar com este símbolo ao peito. O mister Rui vitória já nos disse que só lá chegarão os melhores e por isso é dar o máximo cada dia para estarmos nesse grupo

Sentes que podes seguir os passos de jogadores como André Gomes ou Renato Sanches?

Estou confiante das capacidades que tenho e o meu objetivo é um dia chegar ao plantel principal e ganhar muitos títulos. Por isso vou olhar para essas duas referências e tentar segui-los.

O avançado Zé Gomes é teu colega de equipa mas já jogou pela equipa principal esta época. Como é ele como colega e como atleta?

O Zé desempenha muito muito bem as suas funções, é um grande amigo e um grande jogador, dá-se bem com todos os jogadores, mais novos ou mais velhos.

Como vês o facto de o teu irmão (Alex Soares) estar a representar uma equipa da primeira liga? Tens o mesmo objetivo a curto prazo?

Sim, claro! Esse é um dos meus objetivos e para mim sim, é a curto prazo ! Ele sempre foi um exemplo a seguir, por isso não quero só ser igual a ele, quero ser melhor que ele, mas é muito bom ele ter conseguido esse feito, para os que pensam que não, não é fácil chegar a primeira liga ainda por mais pelo que ele passou e lutou.

Se um clube rival ao Benfica te fizesse uma boa proposta tu aceitarias?

Estou bem onde estou, sou benfiquista a 100 por cento e quem me conhece sabe muito bem como sou mas infelizmente não prevejo o futuro.

O Benfica encontra-se atualmente nos oitavos de final da Youth Cup, onde defrontará o Midtjylland. Quais são os objetivos do Benfica para essa competição?

Ir o mais longe possível na competição! Queremos alcançar outra vez a final dessa competição mas passo a passo, não vamos sofrer por antecipação.

Para finalizar, como vês o fenómeno das transferências do mercado chinês?

Esta vida de jogador de futebol é complicada, as pessoas pensam que alguns jogadores só querem dinheiro e não ligam aos clubes que os colheram ou formaram, por exemplo.
A vida de jogador de futebol demora 10/ 12 anos, 14 no máximo, todos os jogadores querem estar bem e subir sempre na vida.
Mas depois também há aqueles que preferem ser mais beneficiados no trabalho que preferem jogar na Europa e serem reconhecidos e há outros que preferem ser mais beneficiados financeiramente.Mas isto é uma profissão como qualquer outra, temos de ter atenção nisso.

Comentar