Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Entrevista a Ronaldo Medeiros, campeão europeu de futebol de rua

Entrevista a Ronaldo Medeiros, campeão europeu de futebol de rua

A Futebol Portugal com mais uma emocionante entrevista! Desta vez, estivemos à conversa com Ronaldo Medeiros ,um dos campeões europeus pela seleção nacional de futebol de rua! A selecção portuguesa da modalidade, ligada à Associação CAIS, venceu na final do Campeonato da Europa a Holanda por 6-1, com quem tinha perdido na fase de qualificação por 3-1. Para chegar à final, a formação portuguesa, depois da derrota com os holandeses, venceu a Dinamarca por 7-6 (6-6 no tempo regulamentar), a República da Irlanda, por 3-1, a França por 7-1, e a Inglaterra por 6-3. Os jogos tiveram lugar nas instalações de Old Traford, tendo a comitiva portuguesa visitado o estádio do Manchester United. Em Julho passado, na Escócia, Portugal tinha sido 5º classificado no “Mundial” da modalidade.
O nosso entrevistado de hoje: Ronaldo Medeiros

O nosso entrevistado de hoje: Ronaldo Medeiros.

 

Futebol Portugal: Antes de mais, muito obrigado pela sua colaboração! Acha que a modalidade tem os devidos apoios e o devido valor em Portugal?

Ronaldo Medeiros: Sim, tem os devidos apoios que é preciso para crescer o projecto em si de futebol de rua, pois cada ano evolui em números. E não, não tem o devido valor pois em São Miguel há muitos outros sítios que têm imensa qualidade, pelo aquilo que vejo e sinto! Espero que, de ano para ano, esse projecto evolua para cada vez ser mais reconhecido o valor que Portugal tem em todo o sitio, não só em Portugal continental.

FP: Depois de ver Portugal a sagrar-se campeão europeu de futebol, alguma vez imaginou poder estar na mesma situação mas em futebol de rua?

Ronaldo Medeiros:  E sim, já imaginei estar numa mesma situação porque se trabalhar e focar posso ter mais uma oportunidade na seleção nacional para o mundial ou UEFA festival, pois Portugal tem diversas qualidades nesse projecto.

FP: No início do campeonato europeu, qual era o objectivo inicial?

Ronaldo Medeiros: O meu objectivo inicial sempre foi ser campeão da Europa. Mas sim, queria evoluir em quanto na desportiva como competências pessoais e sociais e sinceramente foi o que mais me tocou e mais me fez evoluir e reconhecer muito coisa. E querer mostrar ao mundo (nesse caso, Europa) aquilo que sei fazer enquanto como colectivo e individual.

FP: Como está a sua vida após ter sido campeão ? Alguma diferença grande?

Ronaldo Medeiros: Sim!! Mudou não só a minha vida radicalmente como me fez mudar a minha maneira de pensar em relação à nossa vida quotidiana, fez-me sentir e perceber que na vida existe mais caminhos para além daqueles que vemos, aprendi mesmo que se focarmos em nós e se dedicarmos ao máximo naquilo que são os nossos objectivos de vida, podemos chegar lá!

FP: Qual foi o jogo mais difícil do campeonato europeu?

Ronaldo Medeiros: Sem ser na derrota frente a Holanda, foi a Dinamarca.

Ronaldo a festejar um dos golos na final, frente à Holanda

Ronaldo a festejar um dos golos na final, frente à Holanda

FP: Acha que o futebol de rua terá maior sucesso em Portugal, agora que “somos” campeões europeus?

Ronaldo Medeiros: Não diria sucesso mas sim muito mais reconhecimento, pois é um projecto que já evoluiu muito em pouco tempo e acredito que, depois de Portugal ter sido campeão da Europa, essa modalidade seja acompanhada pelos portugueses que gostam deste’ tipo’ de futebol incrível.

FP: Quais são as principais diferenças entre futsal e o desporto que você pratica?

Ronaldo Medeiros: Eu não sou jogador de futsal mas pelo o que sei as grandes diferenças são:  que temos tabelas em vez das linhas, quando uma equipa ataca com 3 jogadores para o meio campo adversário, tem de ficar 1 jogador da equipa a defender no lado oposto do meio campo da equipa que está a perder, ou seja, ataca-se com 3 e se defende só com dois e vice versa! Mesmo um desporto fantástico!

FP: Acha que , dentro de alguns anos, já exista equipas de futebol de rua e até campeonato oficial?

Ronaldo Medeiros: Sim!! Acredito e espero pois esse projecto tem evoluído muito e era fantástico para os portugueses verem a verdadeira qualidade e dimensão dessa grande e inovada modalidade.

A Futebol Portugal deseja tudo bom tanto a nível pessoal como profissional ao nosso entrevistado Ronaldo Medeiros que foi muito simpático para connosco.

Comentar