Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Europeu 2016: Islândia e República Checa garantem apuramento. Bélgica, País de Gales e Itália muito perto da qualificação

Europeu 2016: Islândia e República Checa garantem apuramento. Bélgica, País de Gales e Itália muito perto da qualificação

UEFA_Euro_2016_qualifying

A Islândia fez este domingo história ao conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, a realizar-se na França. A selecção do “país do gelo” conseguiu pela primeira vez apurar-se para uma grande competição de selecções. Na passada quinta-feira ao vencer na Holanda, por 1-0, deram um passo de gigante e ontem, em casa, com o Cazaquistão, o empate a 0 foi suficiente para garantir o apuramento e a continuidade do 1º lugar no Grupo A.

Holanda em risco, República Checa apurada

No mesmo grupo da Islândia, o Grupo A, ontem realizou-se ainda mais duas partidas, o Letónia – República Checa (1-2) e o Turquia – Holanda (3-0). A República Checa conseguiu também garantir desde já o apuramento directo ontem ao vencer na Letónia. Está em 2º, mas com os mesmos pontos que a Islândia (19). A Holanda, por sua vez, continua numa senda de derrotas e coloca-se agora em risco a sua presença no próximo Campeonato da Europa. Derrota pesada na Turquia, o que deixa os turcos em 3º com 12 pontos (lugar de play-off), a Holanda desce para o 4º lugar e a duas jornadas do final está a dois pontos da Turquia que se terminar em 3º vai ao play-off ou, em caso de ser o melhor 3º, consegue também o apuramento directo.

País de Gales e Bélgica a 99%… Itália aos “repelões” também já está quase garantida

O País de Gales continua líder do Grupo B, apesar do empate de ontem a 0 em Israel. O que deixa a selecção de Bale a um pequeno passo de garantir o apuramento directo para o próximo Campeonato da Europa, o que também seria histórico e inédito. Os Israelitas “lutam” com a Bósnia (venceu ontem por 3-0 a Andorra) o 3º lugar, para já Israel tem mais 2 pontos (13) que os bósnios que estão com 11 pontos. A Bélgica está na mesma situação que o País de Gales, a um passo de garantir na próxima jornada o apuramento directo. Os diabos vermelhos venceram ontem por 1-0 o Chipre, com um golo de Eden Hazard apontado já nos minutos finais.

A Itália recebeu e venceu a Bulgária por 1-0. A selecção italiana conseguiu o seu golo através de uma grande penalidade convertida por De Rossi. Um jogo bastante pobre em termos de qualidade de jogo, a Itália marcou o fez o seu habitual jogo mais pragmático, enquanto a Bulgária não tinha pólvora suficiente para responder à Itália. O jogo fica manchado pela expulsão de De Rossi e Micanski aos 55’ minutos. No mesmo grupo, a Noruega recebeu e venceu a Croácia por 1-0 e passa agora a ocupar o 2º lugar do grupo com mais 2 pontos que a Croácia.

A selecção de Portugal, que entra em campo mais logo (19h45) na Albânia, poderá ser a próxima selecção a carimbar o apuramento directo para o Campeonato da Europa de 2016.

 

Comentar