Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / EVERTON FC: Ronald Koeman procura desenvolver a equipa

EVERTON FC: Ronald Koeman procura desenvolver a equipa

2

O Everton é um dos clubes mais tradicionais da história do futebol inglês. Apesar de toda força e tradição dentro do Goodison Park, os Toffees (Caramelos), como são conhecidos, não disputam a Liga dos Campeões desde 1971. Mesmo assim o clube é o 4°maior campeão da Liga Inglesa com 9 títulos. Nesta época a equipa trocou o espanhol Roberto Martínez que está agora comandando a Seleção Belga, pelo holandês Ronald Koeman (Ex-Southampton), em busca de sucesso na Premier League.

O clube montou um projeto ambicioso para época na tentativa de um crescimento e uma vaga nas competições europeias. Chegaram na última janela de transferências o guarda-redes holandês Stekelenburg, o habilidoso Bolasie (Ex-Crystal Palace), o central galês Ashley Williams (Ex-Swansea) e o trinco Gueye que estava no Aston Villa. Atualmente em sétimo na Premier League, o clube parece ainda não estar satisfeito e já se especula os nomes de quatro jogadores do Manchester United que interessam ao Everton para janeiro: Bastian Schweinsteiger, Morgan Schneiderlin, Wayne Rooney e Memphis Depay.

Com 14 jogos disputados na época, o Everton teve 6 vitórias, 4 derrotas e 4 empates até então. Vale destacar que os jogos são tanto da Liga como da Copa e o clube conquistou 5 vitórias seguidas entre agosto e setembro, mas no último jogo da Premier League, os comandados de Koeman empataram em casa com o Swansea em 1 a 1.

Clube que mais participou da primeira divisão desde 1888, o Everton não conquista a Liga Inglesa há exatos 29 anos e na Premier League teve como melhor posição, o 5.°lugar em 2005.

lineup111479597984164

 A equipa de Ronald Koeman atua no tradicional 4-2-3-1 com Stekelenburg na meta, Jagielka e Williams dando segurança na defesa, Coleman e Baines com qualidade técnica pelos flancos, Gueye nos desarmes é ajudado pelo experiente Gareth Barry e mais a frente o trio ofensivo formado por Bolasie, Barkley e Mirallas, apoia o grande avançado belga, Romelu Lukaku.

Koeman ainda conta com o argentino Funes Mori, o espanhol Gerard Deulofeu, o médio Tom Cleverley e mais a frente tem Enner Valencia, Aaron Lennon e Arouna Kone como opções, além de todos os demais jogadores do talentoso plantel do Everton.

Não existe fórmula mágica para o sucesso, além de muito trabalho e dedicação durante o decorrer do tempo e Ronald Koeman com toda sua experiência e sabedoria sabe disso! Nesse projeto ambicioso do clube de Liverpool, a equipa espera fazer frente a clubes como Tottenham, Southampton, West Ham e Leicester na busca por uma vaga nos playoffs da Liga dos Campeões ou na fase de grupos da Liga Europa.

Um clube de tradicional nacional com grandes jogadores e um treinador experiente, em busca de afirmação no cenário continental e resultados de expressão para que possa fazer história com essa equipa e surpreender os amantes do futebol.

Comentar