Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Ex-árbitro Martins dos Santos condenado a 18 meses de prisão

Ex-árbitro Martins dos Santos condenado a 18 meses de prisão

Castigo envolve pena suspensa

Martins dos SantosMartins dos Santos, antigo árbitro da primeira categoria, foi esta segunda-feira condenado a ano e meio de prisão, com pena suspensa.

Esta condenação surge no âmbito de uma acusação de tráfico de influências, no qual Martins dos Santos foi visado. O antigo juiz foi também condenado a doar 3.000 euros a uma instituição de cariz social.

O processo foi despoletado quando em maio de 2011, a Polícia Judiciária (PJ) encontrou no automóvel de Martins dos Santos, um envelope com 1.100 euros. De acordo com o processo, a verba foi entregue ao antigo árbitro, por Vítor Silva, que era na altura o presidente do São Pedro da Cova.

Durante o julgamento, que foi iniciado em março passado, Martins dos Santos afirmou que tudo não passou de uma cabala, “montada por aquele dirigente desportivo”. Por sua vez, Vítor Silva argumentou que o arguido lhe pediu “5.000 euros”, oferecendo em troca a sua influência no mundo da arbitragem, ajudando o São Pedro da Cova a evitar a despromoção.

“Não tive tempo de ver o envelope. Ainda hoje não sei o que tinha”, declarou Martins dos Santos durante seu primeiro depoimento, argumento que foi rebatido por Vítor Silva: “Era tudo em notas de 50 euros. É óbvio que a gente vê que aquilo é dinheiro, não são papéis”, disse.

Perante os factos, o tribunal considerou como provada a entrega do dinheiro, condenando Martins dos Santos. A defesa do arguido pondera agora apresentar recurso da pena aplicada pelo tribunal de Gondomar.

Comentar