Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Faro, a ‘capital’ do turismo

Faro, a ‘capital’ do turismo

marina_panorama

O distrito de Faro pertence à província tradicional chamada de Algarve, e em que a sua capital de distrito é a cidade com o mesmo nome. A zona algarvia foi a última porção de território conquistada aos mouros em 1249 mas apenas em 1267 foi reconhecida como parte de Portugal.

Desde cedo esta zona se tornou importante para o reino devido as condições favoráveis à navegação e tornou-se uma das bases da expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI, sendo o porto de Lagos um dos mais importantes dessa época.

Vários anos depois a decadência da região começou com o fim da presença portuguesa nas praças africanas, acentuando-se após o Terramoto de Lisboa de 1755. Posteriormente, Faro iniciou o século XX como um distrito rural e com uma economia fraca. Mas a partir da década de 60 dá-se a expansão do turismo, mudando assim por completo a sua estrutura social e económica.

Quem aproveitou com o crescimento desta zona foram os clubes de futebol que existem no distrito que acentuaram o seu crescimento a nível nacional a partir da década de 60.

Oriundo de Faro, surge em 1910 o Sporting Clube Farense, clube histórico de Portugal com 23 presenças na Primeira Liga Portuguesa, sendo que têm como melhor classificação um 5º lugar alcançado em 1995, conseguindo o acesso a Taça UEFA de 1996, onde foram derrotados pelo Lyon. Na taça de Portugal, destaque para a final alcançada em 1990. Depois do recomeço do clube, os Leões de Faro encontram-se actualmente na Segunda Liga Portuguesa, tal como o Portimonense e o Olhanense.

Os equipamentos alvinegros do Farense tiveram uma origem interessante, já que o clube tinha sido criado com influência do Sporting e queriam utilizar as mesmas cores, só que como a distância entre Lisboa e Faro era enorme para a altura, o único contacto visual foi através de fotografias, só que as mesmas só tinham as cores branca e preta, logo o que se pensava ser branco era verde, e assim ficaram os actuais equipamentos.

Na fronteira de Faro encontra-se a cidade de Olhão, onde se situa o Sporting Clube Olhanense, fundado em 1912. No campeonato nacional, a sua melhor classificação foi um 4º lugar em 1946, sendo que no antigo Campeonato de Portugal, em 1924, os ‘homens’ de Olhão chegaram à vitória, vencendo na final o Porto. Tal como o Farense, o melhor que fez na Taça de Portugal foi chegar à final em 1945.

Em Portimão, cidade conhecida pelo Futebol de Praia e pela sua bela costa, situa-se o Portimonense Sporting Clube, fundado em 1914. Foi o primeiro clube algarvio a chegar às competições europeias depois de alcançarem a sua melhor classificação de sempre na Primeira Liga em 1985, um 5º lugar que foi suficiente para marcarem presença na Taça UEFA de 1986, sendo eliminados pelo Partizan de Belgrado. Na Taça o máximo que atingiu foram três meias-finais.

Mesmo na fronteira com Espanha fica Vila Real de Santo António, que alberga o Lusitano VRSA, clube fundado em 1916 e que se distingue por ser a delegação nº1 do Benfica. Tiveram três presenças na Primeira Liga, todas na década de 50. Actualmente disputa o Campeonato Nacional de Seniores, tal como o Louletano, fundado em 1923, que nunca atingiu a Primeira Divisão Portuguesa, mas que tem crescido muito nos últimos anos.

Comentar