Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

FC Porto x GD Chaves: golaço de Danilo deixa Porto a 1 ponto

,
Futebol / FC Porto x GD Chaves: golaço de Danilo deixa Porto a 1 ponto

Jogo no Dragão, numa segunda à noite, e o Porto com a oportunidade de cimentar o segundo lugar e ficar a um ponto do líder, Benfica, ainda que com mais um jogo (o Porto-Marítimo jogado na quinta-feira era referente à jornada 15). A primeira parte não foi de sonhos para o Porto e na segunda parte só se pedia uma prenda de Natal. Para o Chaves, era o mundo encantado – ficava a um ponto do Rio Ave, ao final de 14 jornadas, na primeira época imediatamente a seguir à subida. O único inconveniente é que o futebol são duas partes e na segunda não houve perdão.

O Chaves meteu trancas à porta e durante 20 minutos não deixou o Porto entrar na sua área e foi precisamente nesse período que chegou ao golo – aos 13 minutos, o remate da Rafael Lopes desviou em Danilo Pereira, deixou Casillas pregado ao chão e só parou dentro da baliza do Porto, que até aos 20 minutos de jogo, não criou nenhuma situação de perigo nem conseguiu ter posse no sector ofensivo da equipa. Depois do golo, o Porto foi avançando e os transmontanos conseguiram sempre fechar o caminho para a baliza e quase chegaram ao 2-0, não fosse Casillas a defender para canto. Ao intervalo os dragões iam a perder para o balneário e mostravam-se incapazes de criar perigo.

No regresso, os azuis e brancos voltaram com mais força e vontade e aos 50 minutos até introduziram a bola na baliza, por intermédio de André Silva, que viu o golo anulado por fora-de-jogo e até aos 60 minutos podiam ter marcado por 2 vezes, não fosse a pontaria (ou falta dela), de Diogo Jota, num cabeceamento à passagem dos 53 minutos, ou o remate de Corona a encontrar o guarda-redes António Filipe, que se voltou a mostrar aos 63 minutos, com uma incrível defesa a negar o golo a André Silva.

Só faltava o golo, que nasceu aos 73 minutos, com um cabeceamento exímio de Depoitre, que tinha entrado 10 minutos antes para o lugar de Jota. O cruzamento de Alex Telles é meio golo e o belga só precisou de encostar para a baliza, num lance em que António Filipe não teve qualquer hipótese de defesa. A remontada seria carimbada aos 77, com um golaço de arregalar a vista: Danilo Pereira, de primeira, colocou a bola por cima da gente que estava na área e só viu a bola entrar no ângulo inferior. Um golo destes nem na Playstation.

Com a vitória, o Porto fica a um ponto do Benfica, mas pode ver a desvantagem aumentar para 4 caso os encarnados ganhem no jogo referente à ronda 15 da Liga NOS. O Porto já só joga depois do Natal, contra o Feirense, em jogo a contar para a Taça da Liga. O Chaves joga daqui a três dias, contra o Estoril.

Comentar