Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / FC ZENIT: A busca pelo domínio nacional e pelo bicampeonato da Liga Europa

FC ZENIT: A busca pelo domínio nacional e pelo bicampeonato da Liga Europa

zenit

Clube de 91 anos da cidade de São Petersburgo, o Zenit joga no estádio Petrovsky com capacidade para quase 22 mil adeptos. Hulk e Garay deixaram o clube, mas a chegada de Mircea Lucescu ao comando da equipa e a qualidade de Giuliano entre os médios, fazem com que a claque sonhe com uma grande época.

Em 2008, o clube russo conquistou a Taça UEFA contra o Rangers e a Supertaça Europeia frente ao Manchester United. Neste tempo a equipa ainda tinha o avançado Andrey Arshavin como grande destaque. Muita coisa mudou desde então, mas a força do Zenit tem crescido cada vez mais!

O Zenit era dirigido pelo português André Villas-Boas que comandou o clube entre 2014 e 2016 e agora o romeno Mircea Lucescu (ex- Shakhtar Donetsk-UCR) tem a missão de coordenar o plantel da equipa e conseguir bons resultados. O treinador conta com dois assistentes (um russo e um português), dois preparadores de guarda-redes (um holandês e um russo) e o fisioterapeuta do clube também é português.

Na Liga Europa, o Zenit encontra-se no GRUPO D com Maccabi Tel Aviv (Israel), AZ Alkmaar (Holanda) e Dundalk (Irlanda). Com três vitórias no início da competição, a equipa marcou 11 golos e sofreu 4; agora os jogos de volta só irão garantir o clube nos dezesseis-avos-de-final.

O brasileiro Giuliano que tem sido convocado para a Seleção Brasileira, marcou 3 golos e deu 5 assistências nesses 3 primeiros jogos da Liga Europa. Com uma pontuação média de 8.83 e uma premiação de craque do jogo, ele tem sido um dos grandes destaques da equipa desde que chegou ao clube.

Pela Premier League da Rússia, o Zenit está invicto com 7 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota. São 25 golos marcados, 8 sofridos, 17 de saldo e 25 pontos na tabela de classificação. Equipa que tem a maior posse de bola da competição, que mais passes deu no relvado e que mais duelos aéreos ganhou, o clube tem crescido a cada jogo e tem mostrado que pode ir longe, fazendo os adeptos sonharem com a conquista da Liga Russa e da Liga Europa.

Giuliano, Dzyuba e Criscito são os jogadores que mais golos marcaram a favor da equipa pela Liga Russa. Shatov e Giuliano são os jogadores que mais passes deram para golo na competição para o clube. Na equipa da temporada ainda aparecem 4 jogadores do Zenit, o que destaca a grande campanha que os jogadores estão fazendo.

sfef

Jogando ofensivamente no 4-3-3, a equipa tem Criscito e Neto na dupla de centrais defensivos. O português Neto está no clube desde 2013 e tem sido titular desde a saída de Garay. O outro português da equipa é o experiente e conhecido ídolo e camisola 10 do clube, Danny. Yuri Zhirkov que já jogou no Chelsea, pode atuar pelo lado esquerdo ou como médio. Shatov pode atuar como médio também e na frente as opções são: Kokorin, Dzyuba, Kerzhakov e Djurdevic.

Com um jogo ofensivo, resultados positivos e futebol sólido e produtivo, os comandados de Lucescu não estão a decepcionar e se continuarem assim podem fazer frente aos clubes da Liga Europa e dominarem o futebol nacional.

Comentar