Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Futebol italiano impulsiona o cartão verde

Futebol italiano impulsiona o cartão verde

 

A Serie B (segunda divisão do futebol italiano) já fez os planos para a existência de um novo cartão no futebol: o cartão verde, que consiste em premiar as ações de ‘Fair Play’. “Não se deve punir apenas aqueles que fazem de errado, temos que tratar de outra forma quem faz o bem”, disse um porta-voz da Serie B.

Tudo vai ser decidido nas próximas semanas, e, de acordo com o porta-voz, o novo cartão pode já entrar em vigor na quarta jornada, que vai ser jogada no final de setembro:

Serie B - Jornada 4

 

Ainda assim, à saída da reunião de onde saiu este projeto os funcionários da liga não esclareceram se este vai ser um cartão apenas simbólico ou vai ser um cartão como o vermelho e o amarelo, que se mostram regularmente nos jogos. Uma das grandes controvérsias é que para impor uma alteração nas regras do IFAB (International Football Association Board) é necessário um processo lento e demorado.

Durante um jogo, o cartão verde pode ser usado, por exemplo, para premiar os jogadores que atiram a bola para fora para permitir a assistência médica ao adversário ou para corrigir uma decisão errada do árbitro, embora com desvantagem. Posteriormente, o jogador que tiver mais cartões verdes vai receber prémios no final do mês e no final do ano pela liga.

Os responsáveis da Serie B ainda não decidiram se o cartão verde será aplicado apenas aos jogadores ou se também será aplicado aos treinadores e até mesmo aos adeptos. De acordo com o porta-voz, este cartão vai sendo experimentado de forma esporádica no futebol de formação

Comentar