Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Futsal – ” Fifa altera Regras para esta Época 2010/11″

Futsal – ” Fifa altera Regras para esta Época 2010/11″

O Futsal esta Época de 2010/11 sofre algumas alteraçoes às regras, anunciou a FIFA, as alterações segundo aquela entidade sao para o jogo se tornar mais atractivo.

A principal mudança está na “Lei 12 – Faltas e infracções”. 

O que muda:
Se antigamente quando uma equipa utilizava a estratégia do 5×4 em que o guarda-redes podia jogar numa posição avançada e voltar a tocar a bola após esta ter passado a linha central, agora o guarda-redes só pode voltar a receber a bola se ele próprio ultrapassar a linha de meio-campo e estiver no espaço do adversário.
– Penalizaçao caso isto nao se verifique, a equipa infractora será punida com um livre indirecto marcado no local onde a falta foi cometida.

A medida não agrada a todos, embora a opinião dos treinadores seja favorável no que diz respeito ao enriquecimento do espectáculo.

Aparentemente, os principais prejudicados com esta alteração sao as equipas que dispoem de guarda – redes que jogam bem com os pés, e aos quais recorrem quando de um resultado adverso e procuram atraves da sua subida no terreno de jogo, o 5X4..

A Época passada o Belenenses de Alípio Matos foi a equipa que mais recorreu ao chamado 5×4.

As outras mudanças nas regras têm a ver com o final do jogo. Deixa de ser o sinal sonoro do cronómetro a assinalar o fim, mas sim o árbitro, podendo este pode dar tempo adicional para ser marcada uma grande penalidade ou um livre directo, sem barreira.

Alteração também nos livres indirectos a penalizar atraso ao guarda-redes, esta situação passará a ser punida com livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta

Comentar