Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Gonzalo Higuaín: O camisa 9 que toda a equipa precisa

Gonzalo Higuaín: O camisa 9 que toda a equipa precisa

Na luta pela Bota de Ouro com Jonas e Cristiano Ronaldo, e culpado injustamente pelos recentes fracassos da Seleção Argentina, Higuaín é o grande nome da Liga Italiana da atual temporada e certamente encaixar-se-ia em qualquer equipa do mundo.

Gonzalo Higuain of Napoli celebrates after scoring his team's opening goal during the Serie A match between UC Sampdoria and SSC Napoli at Stadio Luigi Ferraris on January 24, 2016 in Genoa, Italy.

Francês naturalizado argentino, o atacante entrou na equipa profissional do River Plate aos 17 anos de idade. Atuando pela Seleção Argentina desde 2009, Higuaín tem 25 golos em 56 partidas defendendo a camisa do país e, certamente, é um dos melhores jogadores do mundo na atualidade na sua posição.

Pelo vice-líder, Napoli desde 2013 já tem mais de 100 partidas e quase 90 golos. O argentino remete o torcedor napolitano aos tempos áureos do clube quando o lendário Maradona comandava a equipa campeã italiana.

6 pontos atrás da poderosa Juventus, o Napoli vem firme e forte para a próxima Liga dos Campeões e na luta pelo título, no qual ainda acreditam.

O fato é que o clube teve uma certa decadência nos últimos jogos e como a equipa está habituada a vencer, quando as derrotas surgiram, as mesmas trouxeram destabilização. Na última jornada da Liga Italiana, frente a Udinese, o Napoli perdeu fora de casa por 3 -1 num jogo de altos e baixos para Higuaín.  Depois do Napoli começar a perder, Higuaín ainda deu esperanças marcando um grande golo, mas a defesa não ajudou e acabaram por sofrendo mais golos. Foi aí que o atacante se irritou, acabando por receber um cartão amarelo que  deixa fora de jogo. Logo depois fez uma entrada dura e recebeu o segundo amarelo, sendo então expulso e ficando suspenso durante 4 jogos, o que vai prejudicar a equipa.

A verdade é que o Napoli aprendeu a depender do talento dos argentinos: Maradona, Lavezzi e agora Higuaín e sem o seu poder ofensivo a equipa não é a mesma.

image5646555e55f2b6.43695153

Ídolos do Napoli, os argentinos Maradona e Higuaín trabalharam juntos na Copa do Mundo da África do Sul em 2010 quando Maradona treinou Higuaín. 

Dos 61 golos marcados pelo Napoli, 30 foram do argentino, ou seja 49%. Em 31 jogos Higuaín tem a segunda melhor média de pontuação do campeonato com 7.69 por jogo, atrás apenas do francês Pogba que tem uma média igual, mas com menos partidas disputadas.

AppleMark

Desde 2013 no futebol italiano, Gonzalo Higuaín já ídolo entre os adeptos do time

Vamos agora ver como o atacante se encaixaria em cada uma das principais equipas da Europa:

BARCELONA

Pelo clube catalão, Luis Enrique poderia muito bem fazer como faz com os guarda-redes Bravo e Ter Stegen e fazer um revezamento competitivo entre Suárez e Higuaín, sem alterar a formação, ficando assim apenas a ganhar mais talento dentro do elenco.

REAL MADRID

Pelos merengues Higuaín certamente lutaria de igual pra igual com o jogador que foi responsável pela sua saída do clube, afinal desde a chegada de Benzema, Higuaín perdeu espaço. Vale a pena lembrar que nos 6 anos que passou no clube, entre 2007 e 2013, o atacante marcou 121 golos em 265 partidas. Na época Higuaín disputava a vaga com Raúl e Van Nistelrooy.

cristiano-ronaldo-652-real-madrid-attacking-trio-in-purple-ronaldo-benzema-and-higuain-in-2013

Quando o Real Madrid começou reformular-se com Benzema, Kaká, Cristiano Ronaldo e tantos outros, os argentinos Garay, Gago, Saviola e, claro, Higuaín perderam espaço.

ATLÉTICO DE MADRID

Torres não é mais o mesmo, Jackson Martinez não rendeu e foi para China e Mandzukic foi para a Juventus, ou seja Higuaín certamente seria titular na equipa comandada por Simeone, seu conterrâneo.

LIVERPOOL

Sturridge lesiona-se com muita frequência, Benteke não rendeu o esperado e certamente sob o comando de Klopp, Higuaín seria o titular no esquema 4-5-1.

CHELSEA

Com Antonio Conte treinando a equipa, Higuaín já é um dos pedidos do treinador. Devido os altos e baixos e os problemas de comportamento de Diego Costa, seria bem provável que Higuaín não tivesse problema em agarrar a titularidade.

ARSENAL

Com Giroud na frente sempre questionado apesar de bons desempenhos, Higuaín teria vaga garantida com Wenger. Se daria certo? Aí já é outra história! A equipa poderia também trabalhar com os dois fazendo um rodízio de atacantes.

MANCHESTER UNITED

No elenco de Van Gaal, os “Red Devils”  não possuem atualmente um homem-golo de referência, afinal Martial tem como características principais a movimentação, a velocidade e a força física, e Rooney apesar de atuar várias vezes como esse “camisa 9”, não é o jogador da posição.

MANCHESTER CITY

Eis o clube onde a proposta de jogo seria a mais interessante sob o comando do espanhol Guardiola. Com o companheiro de seleção Aguero como referência no ataque, Higuaín teria várias formas de se encaixar no elenco. Num 3-5-2, fazendo dupla de ataque com o camisa 10 do clube, num 4-4-2 com ambos à frente, num 4-3-3 com Aguero na ponta esquerda e Higuaín centralizado ou num 4-5-1 com Aguero pelo lado esquerdo e Higuaín à frente. Fica a dica, Guardiola! Certamente seria uma opção interessante. Dinheiro não falta.

Pep Guardiola will join Manchester City from Bayern Munich ahead of the 2016/17 season

Com Guardiola no comando do City, Higuaín poderia encaixar-se em diversas formações tácticas. 

1402903275_extras_noticia_foton_7_0

Higuaín com a 9 e Aguero com a 10. A dupla argentina seria certamente interessante e temida pelos adversários da Liga Inglesa.

TOTTENHAM E LEICESTER

Com Kane e Vardy sendo constantemente sondados pelos clubes rivais, Higuaín seria uma boa opção para o treinador argentino Mauricio Pochettino. Para quem diz que o Leicester não conseguiria trazer o atacante, vale a pena lembrar que o mesmo estará na Liga dos Campeões, como provável campeão inglês, e que ao contrário do que alguns pensam os “Foxes” tem um dono rico, aliás, um dos homens mais ricos do mundo asiático com a sua empresa King Power.

JUVENTUS

Morata tem sido reserva e Mandzukic não está acima de Higuaín. Certamente seria curioso ver Dybala e Higuaín lado a lado pela equipa de Turim.

INTER DE MILÃO

No Inter a disputa interessante seria mais uma vez entre dois argentinos: Icardi e o próprio Higuaín. Icardi artilheiro respeitado dentro de Milão certamente faria uma disputa intensa com Gonzalo e com Roberto Mancini teria inteligência para administrar tal situação.

MILAN

Se 0 clube 7 vezes campeão da Liga dos Campeões quiser voltar aos tempos de glória precisará de muito mais que Carlos Bacca e Luiz Adriano. Certamente Higuaín seria titular do elenco.

ROMA

Dzeko vive altos e baixos e muitas vezes nem titular é. Higuaín provavelmente seria a referência de ataque do clube da capital italiana.

LAZIO

Claro que seria um retrocesso na carreira do atacante, mas seria um desafio interessante vê-lo como substituto de Miroslav Klose.

BAYERN DE MUNIQUE

Com Carlo Ancelotti chegando como novo comandante seria interessante ver uma disputa entre Higuaín e Lewandowski. E, claro, se futuramente o camisa 9 do Bayern se transferir para o Real Madrid, Higuaín certamente seria uma grande nome para repôr o espaço deixado pelo polonês.

BORUSSIA DORTMUND

Muito se fala sobre o acordo entre Aubameyang e o Real Madrid, e Higuaín seria claramente bem recebido pela Muralha Amarela.

PSG

Com a saída de Ibrahimovic no fimal da atual temporada, Higuaín seria um nome interessante para disputar vaga com Cavani, dois atacantes de grande semelhança na frente. Seria bem provável que o argentino se adaptasse bem a Liga Francesa.

Higuaín é um jogador perfeito? De forma alguma. Tem imperfeições técnicas? Diversas. Daria certo em qualquer um desses clubes se saísse do Napoli? Provavelmente não, mas claramente o atacante já provou que tem total condição de atuar em qualquer grande equipa de futebol europeu com excelência. Aos amantes do futebol só resta esperar pelo fim da atual temporada para então saber qual será a conclusão final. Higuaín fica em Nápoles ou sai para outra cidade? Só o tempo o dirá. Enquanto isso apenas devemos admirar o potencial demonstrado pelo jogador no futebol italiano. 

 

Vídeo: ScoutNationHD 

Comentar