Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Grupo A – Holanda fora do Euro, Islândia, Rep. Checa e Turquia apuradas

Grupo A – Holanda fora do Euro, Islândia, Rep. Checa e Turquia apuradas

Captura de ecrã 2015-10-13, às 22.25.41

Num grupo envolto de algumas surpresas, confirmou-se hoje os apuramentos de Rep.Checa, Islândia e Turquia (como 3ª melhor classificada) e o afastamento da selecção da Holanda (tal feito não acontecia desde 1984).

Comecemos pelo jogo em que a Holanda perdeu em casa por três bolas a duas. Num jogo em que precisavam obrigatoriamente de vencer, os holandeses não fizeram o seu trabalho e foram surpreendidos pelos checos, que ao intervalo já venciam por 2-0. Os golos de Kadeřábek aos 24′ e Šural aos 35 minutos, deitavam ainda mais a baixo uma selecção que vinha de uma campanha paupérrima para as exigências de quem é sempre um favorito à conquista dos Europeus. Na segunda parte Robin Van Persie (que entrou aos 39 minutos) fez um golo na própria baliza que deitou por terra as esperanças de uma equipa já “ferida”. Huntelaar fez o 3-1 aos 70′ e o mesmo Robin Van Persie reduziu 3-2 aos 83′. Apesar do esforço final da Laranja Mecânica, o jogo acabou com a vitória dos checos que subiram ao primeiro lugar.

No outro jogo que opôs a Turquia com a Islândia o resultado foi a vitória dos turcos por uma bola a zero. Um golo de Selçuk İnan aos 89 minutos determinou o resultado que permitiu à Turquia (juntamente com a vitória do Cazaquistão perante a Letónia) o apuramento direto como melhores terceiros classificados.

Por fim, o Cazaquistão venceu a Letónia pela vantagem mínima com um golo de Kuat aos 65 minutos. Apesar da classificação de ambas selecções ter sido decidida jornadas atrás, este resultado permitiu à Turquia garantir o apuramento direto (como referido anteriormente).

Concluindo, o grupo A acaba com a seguinte classificação: Em primeiro lugar fica a Rep.Checa com 22 pontos seguida da Islândia com 20 pontos que lhes permite o apuramento directo para o Euro 2016. Em terceiro lugar fica a Turquia com 18 pontos e estatuto de melhor terceira classificada. A Holanda, o Cazaquistão e a Letónia estão portanto afastados do Europeu.

Comentar