Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Historicamente falando #3 – Sporting Clube Olhanense

Historicamente falando #3 – Sporting Clube Olhanense

No Historicamente falando desta semana, depois de já termos ido a Coimbra e a Setúbal nas primeiras edições desta rúbrica, vou dar-vos a conhecer um dos grandes clubes que o distrito de Faro nos dá a conhecer.

Fundado a 27 de abril de 1912, o Sporting Clube Olhanense fez este ano 104 de existência. Apelidados de Rubro Negros, utilizam como equipamento principal uma camisola às riscas pretas e vermelhas e calções brancos ou pretos.

Um grupo de jovens amantes de futebol, em 1911, comandados por Armando Amâncio, desenvolveram em Olhão a prática de uma modalidade, até à data, pouco conhecida, o futebol.

Inicialmente, o Olhanense realizava as suas partidas no ‘Largo da Feira’ na Praça João de Deus, mais ou menos entre e Ria Formousa e as atuais escolas primárias de Olhão. Com balizas desmontáveis e marcações feitas no dia do próprio jogo, muitas vezes devido a grandes marés a equipa algarvia não poderia realizar jogos.

Dez anos depois, o Olhanense, com a construção do ‘Campo da Cerca’, situado na Cerca de Dona Maria Ventura, obteve o seu primeiro campo de jogos. Na inauguração deste mesmo campo, os Rubro Negros defrontaram e bateram o Feirense por três bolas a zero. No dia seguinte, novo jogo, desta feita contra o Lusitano de Vila Real, mais uma vitória desta vez por quatro bolas a duas.

Em Março de 1923, inauguram o Estádio Padinha, e, para estrear o estádio, convidaram o seu grande rival, o Ginásio Clube Olhanense, partida esse que terminaria num empate a uma bola. O Estádio da Padinha foi o palco do Sporting Clube de Olhanense durante 60 anos consecutivos!

Estádio Padinha

Estádio Padinha

Com a presença do SC Olhanense na 1ª Divisão Nacional em meados da década de 70 começou, seriamente, a pensar-se na construção de um novo estádio para o clube. As exigências competitivas do clube e as precárias condições do Estádio Padinha assim o impunham. A família Arcanjo, abastada família algarvia da cidade de Olhão, cedeu os terrenos ao clube para a construção do Estádio José Arcanjo. O início dos trabalhos de construção terão ocorrido ainda na década de 70, contudo, apenas na década de 80 é que o Estádio José Arcanjo ficou pronto, foi oficialmente inaugurado e tornou-se a casa do SC Olhanense.

Estádio José Arcanjo

Estádio José Arcanjo

Com a criação do Estádio José Arcanjo, o Estádio Padinha continuou na posse do clube. O nome do estádio foi aprovado unanimemente em reunião de Direcção, e foi escolhido como homenagem a Francisco Padinha, atleta natural de Olhão de projecção nacional, que se destacou nas modalidades de halterofilismo e Tração à Corda.

Em Junho de 1924, o Olhanense foi Campeão de Portugal da época de 1923-1924, derrotando o Futebol Clube do Porto por 4-2, num jogo disputado no Estádio do Campo Grande, em Lisboa, sob o olhar atento do algarvio Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República nesse ano. Manuel Gomes fez questão, no final do jogo, de entregar as medalhas de Campeão de Portugal aos vencedores. O Sporting Clube Olhanense conquistou o título máximo do campeonato nacional e, a 22 de Outubro do mesmo ano, recebeu o Louvor pelo Governo da Nação.

Plantel que foi campeão na época de 1923/24

Plantel que foi campeão na época de 1923/24

Querendo fazer história, nas épocas 1942/43 e 1943/44, o clube de Olhão alcança um honroso quinto lugar e em 1945/46 a quarta posição, melhor classificação de sempre de um clube algarvio na 1.ª Divisão Nacional.

Corria o ano de 1969 quando o Olhanense se sagrou campeão da 3ª Divisão, tornando-se, deste modo, o único clube no país a vencer as três divisões do futebol nacional.  Já em 1980 recebe o título de Instituição de Utilidade Pública.

Ao longo da sua história o clube recebeu, ainda, condecorações de alto nível: Medalha de Mérito Desportivo, Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, Medalha de Bons Serviços Desportivos e Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Olhão (Grau Ouro).

Confira os títulos que o Olhanense conseguiu ao longo de 104 anos de existência:

Campeão de Portugal 1923/24
Campeão da II Liga 1935/36
Campeão Nacional da 2ª Divisão 1940/41
Campeão da 2ª Divisão – Zona Sul 1960/61
Taça Centenário do Diário de Notícias 1964
Campeão Nacional da 3ª Divisão 1969/70
Taça Disciplina do Mundo Desportivo 1970/71
Taça Disciplina – O Casapiano 1970/71
Campeão da 2ª Divisão – Zona Sul – 1972/73
Campeão Nac. 2ª Div. Basquet Fem. 1978/79
Campeão da 2ª Div. B –  Sul 1990/91 – 2003/04
Campeão da Liga de Honra 2008/09

 

 

 

Comentar