Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Inácio complicou, mas o Sporting ganhou

Inácio complicou, mas o Sporting ganhou

O Moreirense voltou a causar dificuldades a um “grande” do futebol português. No entanto, isso foi insuficiente para pontuar. Desta vez, em jogo da 21.ª jornada da Liga NOS, a equipa orientada por Augusto Inácio perdeu com o Sporting por 2-3. O timoneiro dos cónegos foi derrotado, assim, por um clube onde já foi dirigente e treinador.

Na tentativa de surpreender o adversário, a formação da casa apresentou um sistema tático de 4x4x2 de forma a limitar as maiores valências dos leões. Do outro lado, a principal nota foi o regresso de Bruno César ao lado esquerdo da defesa.

Este atleta esteve mesmo envolvido no primeiro lance de perigo do encontro, que foi o primeiro golo do Moreirense. Depois de um início de encontro equilibrado, aos 17 minutos, Emmanuel Boateng fez um passe picado para a área sportinguista, Sebastián Coates aliviou de forma incompleta e Bruno César, pressionado por Ousmane Dramé (ex Sporting), colocou a bola na própria baliza.

Incitado a reagir, o Sporting procurou ter mais controlo da bola e chegar com mais assiduidade às zonas de decisão. No entanto, essa tarefa estava a ser complicada já que o emblema de Moreira de Cónegos defendia de forma compacta. A primeira oportunidade leonina só surgiu aos 37 minutos quando Gelson Martins cabeceou para defesa de Giorgi Makaridze. Tratou-se de um aviso para o que aconteceu logo a seguir: Bas Dost recebeu a bola do lado esquerdo da área e assistiu Alan Ruiz que empatou a partida.

A reação dos visitados não se fez esperar e, um minuto depois, Rui Patrício rasteirou Boateng na sua área. Chamado a marcar a grande penalidade, Cauê não vacilou e colocou de novo o Moreirense em vantagem.

Motivados a virar o jogo, os atletas dos leões entraram mais pressionantes no segundo tempo, remetendo o adversário para junto da sua baliza. Essa superioridade em relação ao clube de Guimarães foi ainda mais evidente a partir da entrada de Daniel Podence, que reencontrava o seu antigo clube. Aos 68 minutos, o jovem avançado atirou a bola ao poste e, na recarga, Bas Dost voltou a igualar o desafio. Com dificuldades em reagir, o Moreirense recuou ainda mais e o Sporting conseguiu mesmo dar a volta com um golo de Adrien Silva, cinco minutos depois.

No lance imediatamente a seguir, neste jogo de loucos, Dramé mandou à barra. Este foi o ponto de partida para o assalto final da equipa da casa que procurou de forma decidida o empate. Contudo, a formação de Jorge Jesus conseguiu manter a vantagem mínima até ao final.

Depois desta vitória, o Sporting chega aos 41 pontos, mantendo-se na 3.ª posição da Liga NOS. Já o Moreirense é 16.º com 18 pontos.

Comentar