Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / José Mourinho tem a missão de levar o Manchester United de volta ao topo

José Mourinho tem a missão de levar o Manchester United de volta ao topo

O Manchester United é sem dúvidas um dos maiores clubes da história do futebol e junto com José Mourinho, espera poder voltar a dar alegria aos adeptos.

mou-and-ibra

Depois da passagem de Louis Van Gaal, que ficou no clube entre 2014 e 2016, os Reds Devils acharam que era hora de mudar o comando técnico. Com o holandês no comando, o Manchester United conquistou apenas a FA Cup em sua despedida. Quem poderia receber a responsabilidade de substituir um treinador experiente e resgatar um gigante? Ele mesmo: José Mourinho. Depois de ser demitido do Chelsea, a diretoria dos vermelhos de Manchester foi atrás dele quando muitos acharam que era a hora de Ryan Giggs tornar-se o novo Sir Alex Ferguson do Old Trafford.

Logo em sua chegada, José Mourinho conquistou a Supercopa da Inglaterra contra o inédito campeão inglês, Leicester, o que poderia ser indício de um grande início de trabalho. No entanto, os altos investimentos e toda a mídia em volta do clube fizeram com que as expectativas crescessem de forma exorbitante, o que não permitiu que o treinador português tivesse um tempo de trabalho para poder ser questionado.

Conhecido por seu estilo autêntico, objetivo, campeão e defensivo, o técnico começou a ser criticado e rebateu algumas dessas críticas. O fato é que seu plantel está em fase de transições e adaptação a um estilo tão forte. No lado azul de Manchester com Guardiola, as coisas começaram a funcionar rápido, porém já começam a aparecer os sinais de que um trabalho no futebol inglês nunca é fácil e que é preciso muito tempo de trabalho, organização e sequência de jogos.

Para entender melhor a situação em que se encontra o Manchester United no momento é preciso analisar todo o plantel e dissertar sobre as negociações, resultados e esquema tático do clube para se chegar a uma conclusão. Veja abaixo em tópicos como o Manchester United de Mourinho se encontra e o que deve ser feito para que volte ao topo.

NEGOCIAÇÕES 2016-17

maxresdefault

O clube trouxe apenas quatro reforços para a época, mas foram contratações pontuais que estão a ajudar o plantel a evoluir cada vez mais. O central costa-marfinense, Eric Bailly, deixou o Villarreal da Espanha por 38 milhões de euros e tem ajudado na organização do sistema defensivo. Ibrahimovic por mais incrível que pareça chegou sem custos. O eu contrato terminou com o PSG e ele juntou-se aos ingleses do United. O médio ofensivo arménio, Henrikh Mkhitaryan, saiu do Borussia Dortmund por 42 milhões de euros e tem tudo para dar certo no Manchester. Entretanto a grande bomba do ano tornou-se a maior transferência da história do futebol: o francês Paul Pogba deixou a Juventus após o término do campeonato da Europa e regressou ao Manchester United por uns incríveis 105 milhões de euros.

Victor Valdés (Middlesbrough) e Nick Powell (Wigan) foram dispensados, Andreas Pereira (Granada-ESP), Guillermo Varela (Eintracht Frankfurt-ALE) e Adan Januzaj (Sunderland) foram emprestados. Além de todos esses nomes já citados, o central Patrick McNair também rumou para o Sunderland, mas em definitivo por 5,3 milhões de euros e Bastian Schweinsteiger foi dispensado durante o início desta época e não faz mais parte do projeto de José Mourinho.

PLANTEL 16-17

302612

O plantel do Manchester United é composto por ingleses, espanhóis, franceses, holandeses, argentinos e jogadores de outras demais nacionalidades. Com grande qualidade principalmente entre os médios ofensivos, o clube necessita que José Mourinho utilize toda sabedoria possível para lidar com todas as peças desse grupo e dar valor a todos pelas suas devidas importâncias.

GUARDA-REDES

download

A equipa conta com três guarda-redes no plantel. O espanhol David De Gea, o argentino Sergio Romero e o inglês Sam Johnstone. De Gea desde que deixou o Atlético de Madrid, tem sido um dos melhores do mundo na posição ao lado de nomes como: Neuer, Buffon, Cech, Cortouis e tantos outros. Em toda janela de transferências é sondado pelo Real Madrid, mas o fato é que o espanhol tem se afirmado cada vez mais na baliza do Manchester sendo uma das actuais referências do clube. Romero jogou no futebol holandês, italiano e francês antes de chegar ao Old Trafford. Titular da Seleção Argentina, finalista da Copa do Mundo em 2014, o argentino sofre com algumas desconfianças da claque, mas é um grande guarda-redes. Já Johnstone é o único guarda-redes inglês do plantel. Com apenas 23 anos, ele surgiu no Manchester United em 2009 e entre vários empréstimos pelo futebol inglês, o guardião tem se firmado como o terceiro da posição no clube.

DEFESA

smalling-blind

Entre os defesas centrais o clube conta com Smalling que está no clube desde 2008, Phil Jones, que tem estado lesionado, mas é um dos destaques do setor, além de ter feito parte do plantel que conquistou a Premier League pela última vez em 2013. Eric Bailly acabou de chegar, mas tem sido o grande destaque positivo da posição. Já Marcos Rojo e Daley Blind podem jogar tanto como centrais, como pelo flanco esquerdo.

No flanco defensivo a equipa tem o colombiano Valencia pelo lado direito que tem evoluído cada vez mais na marcação e tem grande velocidade para avançar a frente. O italiano Matteo Darmian (ex-Torino) pode jogar tanto pelo lado direito, como também pelo esquerdo e Luke Shaw quando está em perfeita condição física, é o nome ideal para o lado esquerdo.

TRINCOS/MÉDIOS

3727075f00000578-3736005-image-m-75_1471006607002

No setor de marcação do meio de campo, o clube tem Michael Carrick (no clube desde 2006), Marouane Fellaini e o espanhol Ander Herrera. Já a armação fica por conta de Paul Pogba, Juan Mata, Henrikh Mkhitaryan, Morgan Schneiderlin e Ashley Young. Fellaini e Herrera estão em um momento melhor em relação a Schneirdelin e Carrick, Pogba é titular absoluto, Mata e Mkhitaryan lutarão pela vaga de médio ofensivo e Ashley Young corre por fora na disputa de vaga na equipa principal.

AVANÇADOS

gettyimages-596425736

Na frente, a equipa está bem servida e conta com grandes nomes: o sueco Ibrahimovic é o mais experiente e decisivo, Wayne Rooney tem perdido espaço, mas é o grande ídolo do clube. Marcus Rashford tem crescido cada vez mais e Martial e Depay precisam de provar que podem ajudar a equipa e fazerem parte do projeto de José Mourinho por vários anos.

COMISSÃO TÉCNICA

jose-mourinho-manchester-united-old-trafford_3614572

O Manchester United teve apenas 24 treinadores desde 1878 e agora com José Mourinho no comando, a comissão técnica é composta por portugueses e espanhóis.

José Mourinho já conquistou a Supertaça da Inglaterra, mas precisa de mostrar mais se pretende conquistar a Premier League, a Liga Europa e as duas taças nacionais. Com três títulos da Liga Inglesa pelo Chelsea, o português espera ter o mesmo sucesso agora em Manchester e para isso ele conta com uma comissão técnica composta por três assistentes, um preparador físico e um preparador de guarda-redes.

RESULTADOS 2016-17

sem-titulo

Neste início de época, o Manchester United em 13 jogos (somando todas as competições), venceu 8 jogos, empatou 2 e perdeu 3 jogos. Pela Liga Europa, a equipa perdeu a estréia, mas se recuperou com duas vitórias seguidas. No mês passado venceu o Northampton por 3 a 1 fora de casa em jogo válido para a Taça da Liga, está provisoriamente na 7°posição da Premier League e espera poder comemorar mais conquistas como o jogo da Supertaça contra o Leicester.

LIGA EUROPA 16-17

maxresdefault-1

O Manchester United é o cabeça de sériedo Grupo A da Liga Europa. Os outros três clubes são: Fenerbahçe (Turquia), Feyenoord (Holanda) e Zorya (Ucrânia).

Os Reds Devils perderam na estreia, fora de casa na Holanda, por 1 a 0 contra a equipa de Dirk Kuyt, mas venceu de forma simples no Old Trafford por 1 a 0 com golo de Ibrahimovic contra os ucranianos e quando recebeu o Fenerbahçe, a equipa venceu por 4 a 1 com grande atuação de Pogba.

Com esses resultados, o United espera seguir em frente, e quem sabe, garantir a liderança do grupo para avançar e seguir firme na competição. Vale lembrar que na última época o Manchester United foi eliminado nos oitavos de final para seu rival, o Liverpool.

ANÁLISE TÁTICA

 lineup111477198046985

A equipa de José Mourinho costuma jogar no tradicional 4-2-3-1. De Gea é intocável na meta e dá a segurança que o clube precisa. Valencia é peça fundamental para marcar e armar pela direita, Bailly tem trazido estabilidade e Smalling precisa de ser mais regular, Blind ou Shaw podem atuar pelo lado esquerdo e Darmian é uma opção viável. Entre os trincos destacam-se Fellaini e Herrera, porém Schneiderlin pode perfeitamente suprir a ausência de qualquer um dos dois, assim como Carrick. Mkhitaryan e Mata vão lutar pela posição de médio ofensivo, Pogba é o destaque entre os médios, Ibrahimovic é certeza de golos na frente e Martial, Rashford, Depay e Young lutam pelas outras duas posições do meio.

camiseta-7

Cantona, Best, Beckham, Ronaldo, Di Maria… Esse é o peso que Depay carrega nas costas!

Maior campeão inglês com vinte títulos, tradição, fama e história. Jogadores de qualidade, apoio da claque e técnico experiente. Elementos não faltam para que o Manchester volte ao topo, mas é preciso tempo paciência e organização para que tudo ocorra naturalmente. Espero que tenham curtido. Abraço! 😉 

 

Comentar