Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Lafont é o titular das redes do Toulouse… e tem 17 anos!

Lafont é o titular das redes do Toulouse… e tem 17 anos!

Freg

Este é um caso, sem duvida, inspirador para qualquer jovem que ambiciona tornar-se jogador profissional de futebol. O já chamado “Donnarumma da França” tem como nome Alban Lafont. O guarda-redes de 17 anos atua no Toulouse e é o guarda redes titular, sentando Mauro Goicoechea, nome que já passou por portugal (Arouca, 2014/2015) e Marc Vidal, guarda redes da formação do Toulouse.

Os primeiros passos de Lafont no mundo do futebol

 Lafont nasceu no Burkina Faso e só aos 9 anos chegou à França. A sua primeira equipa foi o AS Lattoise, equipa modesta dos arredores de Montpellier, onde no inicio atuou como médio ofensivo mas acabou por se tornar guarda-redes. Ficou no AS Lattoise de 2008 até 2014. Neste mesmo ano juntou-se ás camadas jovens do Toulouse FC (sub-17, e mais tarde sub-19) onde fez vários jogos, e já nessa altura mostrava jeito para a coisa.

o

A “crise” entre os postes que deu asas a Lafont

Durante a temporada de 2015-2016, o Toulouse atravessava uma crise de resultados, originada pela falta de ideias e de qualidade de jogo do plantel, o que levou a que os guarda-redes Ali Ahamada e Mauro Goicoechea perdessem a credibilidade e a confiança do treinador. Isto levou a que Pascal Dupraz apostasse na mudança entre os postes, acabando por chamar Alban Lafont ao onze inicial no dia 28 de Novembro de 2015, frente ao Nice, onde o Toulouse venceu por 2-0. Foi a sua estreia na Ligue 1, imaginem a felicidade dele quando soube que iria ser titular! Tornou-se no guarda-redes mais novo de sempre a atuar na Ligue 1, marca que outrora pertencia a Mickael Landreau!

tolouse

A partir daí… ninguém parou o miúdo!

A partir do jogo com o Nice, a contar para a jornada 15 da Ligue 1, Lafont foi o titular da equipa francesa até ao final da época, numa temporada complicada para a equipa francesa que passou praticamente a época toda nos lugares de descida. Em 24 jogos, Lafont sofreu 27 golos, uma média bastante boa quando pensamos na complicadíssima temporada que o Toulouse fez. Ele conseguiu cumprir 8 “clean sheets” (8 jogos onde não sofreu qualquer golo). Incrivel! Tudo isto feito por um miúdo da minha idade! Ainda mais incrível foi que, nas ultimas duas jornadas, o Toulouse arrancou duas vitórias ao Troyes e ao Angers, o que fez com que garantissem a manutenção na Ligue 1! Para Lafont e companhia foi uma luta até ao fim, mas que teve um final feliz!

 

Esta época já começou.. e de que maneira para Lafont e companhia!

FOOT TFC - NICE

Depois de garantida a manutenção, o Toulouse começou agora mais uma temporada na Ligue 1, e de que maneira! Lafont continua a ser o titular indiscutível da equipa e estreou-se da melhor maneira depois de na jornada inaugural ter visitado Marselha onde não sofreu qualquer golo e a sua equipa empatou. Em 7 jogos já feitos o Toulouse soma 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota! A equipa francesa ocupa atualmente o 3º lugar da Ligue 1, depois de na ultima jornada ter vencido o PSG por 2-0, e adivinhem quem brilhou nesse jogo…  Lafont fez várias defesas espectaculares, com destaque para a defesa excepcional a um remate à boca da baliza de Cavani… para ver e rever!

Tens um futuro risonho à tua espera, Lafont!

 

Comentar