Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Liga dos Campeões: Grupo A – Individualidades qualificam Arsenal e PSG

Liga dos Campeões: Grupo A – Individualidades qualificam Arsenal e PSG

Arsenal e PSG garantem os «oitavos» mas só uma ficará em primeiro lugar

fotorcreated

Nesta quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, os favoritos e líderes do grupo A jogaram fora de portas. O Arsenal foi ao terreno do Ludogorets vencer por 2-3 e o PSG foi à Suíça derrotar o Basileia por 1-2. Duas partidas, duas vitórias tangenciais realmente impróprias numa noite após halloween que confirmaram a ida destes dois emblemas para os oitavos de final da liga milionária.

876a8ad034ae4659a8da3a54e4134ca4

A visita do Arsenal à Bulgária não teve qualquer comparação com a recepção aos búlgaros que deu goleada na passada jornada (6-0) em Londres. No primeiro quarto de hora da partida, o Ludogorets já vencia por 2-0 com Cafú ao minuto 12 através de um cabeceamento antecidido de um longo livre de Wanderson. 3 minutos depois, Cafú contornou Gibbs e assistiu para Keseru, que só precisou de encostar.

A resposta dos «Gunners» surgiu logo de seguida e iniciava-se uma grande noite de Mesut Özil. Aos 20 minutos, o próprio faz um cruzamento para a área adversária praticamente sem ângulo. Giroud não conseguiu rematar para golo e a bola sobra para Granit Xhaka que no meio da área finaliza para o lado onde o guarda-redes do Ludogrets estava mais afastado (2-1).  O encontro ficou relançado ainda antes do final do primeiro tempo e desta vez Giroud conseguiu o remate. Minuto 42, Ramsey, pouco pressionado, envia uma bola para a área que encontra a cabeça do avançado francês. Estava feito o empate (2-2) e o Arsenal pretendia manter-se invicto nesta edição da Liga dos Campeões.

8a3327d48f4141bcbcf2166601e5f659

Na segunda parte, o Ludogorets jogou “olhos nos olhos” com o Arsenal. A equipa búlgara teve tanto domínio da posse de bola como o adversário (49%-51%), tentou aproveitar-se das muitas faltas que o Arsenal cometeu e até teve oportunidades mais efectivas. No entanto, a única verdadeira oportunidade do Arsenal deu em golo aos 88 minutos, fruto da qualidade que Özil mostrou ter para além de servir os colegas. Elneny desmarca o camisola 11 do Arsenal que faz um belíssimo chapéu ao guarda-redes adversário já dentro de área e atira para o fundo das redes (2-3).

d504dd231e4047009763ece708262e6d

A deslocação do Paris Saint-Germain foi mais curta em relação à do Arsenal mas foi igualmente complicada. Em Basileia, os parisienses ainda começaram a vencer perto do intervalo. Ao minuto 43, após um canto surge Meunier para rematar cruzado e Matuidi encosta (acidentalmente) para a baliza (0-1). Os suíços empataram a partida já a menos de um quarto de hora do fim, Zuffi faz um remate de longe fantástico, muito bem colocado, sem hipóteses para o guarda-redes do PSG para esta partida, Areola.

Tal como o Arsenal, o PSG só alcançou a vitória nos instantes finais de uma partida que proporcionou outro grande golo. À entrada da área do Basileia, Rabiot vira o flanco para Meunier rematar de primeira para o canto superior direito da baliza. Outro remate sem qualquer hipótese para o guarda-redes, desta vez dos suíços.

9060e251aaf04ca99f769215ffd8ca4e

Apesar das vitórias tangenciais, Arsenal e PSG livraram-se de um susto, amealharam mais três pontos e continuam invictos nesta edição da Liga dos Campeões. Com 10 pontos cada, confirmaram a qualificação para a fase seguinte da competição. O objectivo de ambas as equipas deverá passar pelo acesso aos «oitavos» como primeiro classificado do grupo e isso poderá já ficar decidido no próximo dia 23 de Novembro em Londres. No arranque da competição, em Setembro, não foram para além de um empate a uma bola.

Na corrida à Liga Europa, a luta entre Ludogorets e Basileia também promete já na próxima jornada e pelo seu desempenho nesta jornada.

Classificação do grupo A:

1º Arsenal – 10 pontos
2º Paris Saint-Germain – 10 pontos
3º Basileia – 1 ponto
4º Ludogorets – 1 ponto

Melhor marcadores do grupo A:

Cavani e Özil – 4 golos
Walcott – 3 golos
Matuidi, Sánchez e Cafú – 2 golos

Próxima jornada – Marcada para 23 de Novembro:

Arsenal – PSG
Ludogorets – Basileia

Comentar