Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Liga permitiu marcação de jogos à margem das regras

Liga permitiu marcação de jogos à margem das regras

LPFP Mário FigueiredoA Liga Portuguesa de Futebol Profssional cometeu um erro invulgar. Desrespeitando os próprios regulamentos, o organismo deu luz verde para que a equipa B do Sporting recebesse o Santa Clara no mesmo dia em que a equipa principal defrontava o Olhanense, no Algarve. Esta ocorrência verificou-se no passado domingo, dia 15, e vai contra o disposto no número 2 do artigo 13º do Anexo V do regulamento de competições da Liga. Nesse ponto, pode ler-se, textualmente, que “os jogos das equipas B não podem ter lugar no mesmo dia de calendário dos da equipa principal”.

José Manuel Meirim, professor de direito desportivo, alertou para esta situação, em declarações à agência Lusa, afirmando que o clube de Alvalade pode incorrer numa sanção entre 1.020 e 5.100 euros caso lhe venha a ser instaurado um processo disciplinar. No entanto, Meirim acrescentou que não se pode deixar de dar relevo “aos actos da própria Liga, que admitiu a marcação dos jogos naquela data”, dando a entender que o organismo que tutela os dois principais escalões do futebol nacional deve assumir a sua parte de responsabilidade no sucedido.

O enquadramento legal para o incumprimento das regras de marcação de jogos da equipa B vai da simples aplicação de uma coima, dentro dos valores acima mencionados, até à interdição do estádio do clube em causa. E se há especialistas que não colocam o Sporting a salvo dessa sanção, conforme noticia o jornal Record, José Manuel Meirim recusa-se a ir tão longe por entender que o caso se enquadra nas infracções leves, só podendo, dessa forma, haver lugar à aplicação de uma multa.

Comentar