Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Liga Zon Sagres: Antevisão da 21ª jornada

Liga Zon Sagres: Antevisão da 21ª jornada

LigaZONSagres

FC Porto e SL Benfica: Quem perderá pontos esta ronda?

Os dias vão passando e ninguém cede pontos. À entrada para as últimas dez jornadas, FC Porto e SL Benfica sabem que os deslizes serão pagos com o adeus ao título.

Desse modo, ninguém se pode dar ao luxo de facilitar muito.

Nesta 21ª jornada, o FC Porto, em 1º com 52 pontos, 49 golos marcados (segundo melhor ataque) e 10 golos sofridos (melhor defesa) tem um jogo perigoso em casa do frágil Sporting, em 11º com 22 pontos, a sete pontos da Liga Europa e com sete pontos de vantagem sobre a zona de descida. Apesar de a vitória do FC Porto parecer clara, o Sporting poderá exceder-se e dar um passo de gigante no assalto à Liga Europa.

Uma vitória do Sporting CP seria boa…para o SL Benfica, que, tendo os mesmos 52 pontos dos dragões, e sendo o melhor ataque (50 golos marcados) e a segunda melhor defesa (14 golos sofridos), poderia saltar para a frente isolado. Para tal, é importante vencer na visita ao Beira-Mar, último classificado com 15 pontos e 38 golos sofridos (pior defesa). Com dois pontos de desvantagem para o 14º posto, o Beira-Mar está obrigado a vencer.

Paços de Ferreira sente respiração do SC Braga

Em relação à luta pelo 3º posto, nada está ainda decidido, porque o Paços de Ferreira, em 3º com 35 pontos, só tem mais um ponto do que o SC Braga, em 4º com 34.

Esta luta promete centrar muitas atenções, sendo que os bracarenses são favoritos.

Nesta 21ª jornada, o Paços de Ferreira recebe o Vitória de Setúbal, num tranquilo 10º lugar com 23 pontos. Os oito pontos de vantagem sobre a zona de descida garantem segurança para eventuais deslizes. Paços obrigado a ganhar.

O SC Braga, por seu turno, não tem uma tarefa fácil, já que jogará no terreno do aflito Olhanense, que ocupa uns desesperante 14º posto com 17 pontos, dois acima da zona de descida, e que, por isso, não poderá facilitar. Os pupilos de Manuel Cajuda quererão dificultar a vida aos minhotos.

Rio Ave surpreende, mas não está seguro

 O 5º lugar, que dá acesso à Liga Europa, é um dos mais cobiçados do campeonato português. Dada a irregularidade de Sporting e de Marítimo,  competitividade aumentou.

O 8º classificado está a cinco pontos de distância (29 contra 25).

Na defesa do seu surpreendente 5º posto, o Rio Ave terá uma prova de fogo na receção ao Estoril, em 7º com 25 pontos e à espreita de uma nesga para se apoderar de um lugar europeu. A vitória forasteira reduz a diferença para um ponto.

Numa jornada que poderá ser muito vantajosa para si, o Marítimo, em 6º com 28 pontos, poderá mesmo ultrapassar o Rio Ave. A tarefa não será fácil, embora, no papel, pareça assunto claro. Os insulares recebem o Moreirense, 15º com 15 pontos e o estatuto de pior ataque  (19 golos marcados), está obrigado a vencer para anular os dois pontos de atraso para a salvação.

Com algumas esperanças, mas dependente dos outros nesta luta, o Vitória de Guimarães, em 8º com 24 pontos, está obrigado a vencer na receção à difícil Académica, que navega em 12º com 20 pontos, o que, não sendo motivo de festa, permite um ou outro deslize, já que a zona de descida se encontra a cinco pontos.

Gil Vicente desespera para sair da aflição

A jogar em casa, o Gil Vicente, em 13º com 19 pontos, terá que ganhar para manter os adversários à distância de quatro pontos e, com isso, evitar surpresas desagradáveis. O adversário dará pelo nome de Nacional, em 9º com 23 pontos, com uma margem de oito pontos sobre o Moreirense e ainda a sonhar com uma boa consequência que permita a entrada na luta pela Europa.

Marcadores:

Em relação aos goleadores, nesta altura, nada de novo. Assim sendo, Jackson Martínez (FC Porto) com 22 golos lidera a tabela, seguindo-se Cardozo (SL Benfica) com 14 e Meyong (ex – Vitória Steúbal) com 13.

21ª jornada

sábado, 02 de março

17h00

Paços de Ferreira – Vitória de Setúbal

Em 10 visitas à Mata Real para a liga, o Vitória de Setúbal venceu duas vezes, nunca empatou e perdeu sete vezes. Em 2011/2012, o Paço de Ferreira venceu 2-1 na receção ao Vitória de Setúbal.

19h45

Sporting CP – FC Porto

Nos últimos 14 encontros para a liga em Alvalade, o FC Porto triunfou em quatro, empatou em cinco e perdeu em cinco. Na época passada, houve um empate a zero.

domingo, 03 de março

16h00

Gil Vicente – Nacional

Nos derradeiros cinco jogos em Barcelos no campeonato principal, o Nacional venceu duas vezes, empatou uma e perdeu duas. Em 2011/2012, o Nacional ganhou por claros 0-3 em casa do Gil Vicente.

Rio Ave – Estoril

Na Liga Zon Sagres, estas duas equipas só se defrontaram uma vez em Vila do Conde. Foi em 2005 e o Rio Ave venceu por 2-1.

Marítimo – Moreirense

Com apenas três visitas à Madeira para a liga, o Moreirense nunca venceu em casa do Marítimo, tendo averbado três derrotas, a última das quais em 2004 (1-0).

19h30

Beira-Mar – SL Benfica

Nas derradeiras nove receções ao SL Benfica, o Beira-Mar nunca venceu, tendo empatado em três ocasiões e perdido em seis. Na última temporada, o SL Benfica venceu em Aveiro por 0-1.

segunda-feira, 04 de março

18h15

Vitória de Guimarães – Académica

Nas últimas dez visitas a Guimarães para esta competição, a Académica venceu três jogos, empatou dois e perdeu cinco. Em 2011/2012, a Académica venceu 1-2 em Guimarães.

20h30

Olhanense – SC Braga

Com apenas três confrontos na liga em Olhão, o SC Braga venceu sempre. Em 2011/2012 ganhou 3-4.

Comentar