Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / O futebol e a sétima arte.

O futebol e a sétima arte.

O mundo do futebol e o da sétima arte estiveram sempre ligados, seja o primeiro a servir cinema-futebol1de inspiração para o segundo, ou os jogadores com os seus teatrinhos dentro de campo, com simulações de fazer inveja aos melhores duplos de Hollywood.

Aqui vamos fazer um pequeno texto que te dará a conhecer os melhores filmes relacionados com o desporto rei, num top-5.

Deste top cinco fica de fora excelentes filmes que merecem a nossa chamada de atenção são eles: Penalidade Máxima (Mean Machine-2001); Duelo de Campeões (The Game of Their Lives- 2005); O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime-2006); Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum-2011); A História do Futebol – Um Jogo Mágico (History of Football – The Beautiful Game-2001) entre muitos outros.

Em quinto lugar aparece os Rebeldes do bairro (Green Street Hooligans-2005), de salientar que se trata do primeiro filme de uma saga, já com três filmes. Tudo começa com a expulsão de Matt da faculdade, assim sendo este vai viver para Londres, onde conhece o mundo do holiganismo Inglês, sem perceber nada sobre o futebol, apaixonasse pela forma como a claque apoia o clube e assim continua dentro deste mundo.

Na quarta posição aparece O milagre de Berna- 2003, este filme retrata o segundo momento mais marcante para a Alemanha, após a 2º Guerra mundial, o primeiro foi a queda do mundo do Berlim, o segundo como é relatado do filme a conquista do campeonato do mundo de 1954 pela Alemanha Ocidental, após derrotar na final a favorita Hungria. Como pano de fundo, demonstra o drama de uma família que lida com o novo momento na história do país e do mundo.

No último lugar do pódio aparece a fantástica saga “Goal” (Golo), que retrata a ascensão de um jovem jogador mexicano (Santiago) desde ida para Newcastle United, no primeiro filme. O segundo filme mostra a ida do jovem mexicano para os galácticos de Madrid, uma equipa que contava com o leque muito grande de estrelas, claro que em ambas as obras é abordado o mundo extra do futebol, como relações amorosas ou a noite. Por último chega o filme que retrata a ida de Santiago ao mundial de 2006, onde a seleção portuguesa defronta a seleção mexicana, merecendo o seu lugar deste filme, no então este filme foi considerado um fracasso dentro da saga uma vez que não tem uma continuação clara dos dois primeiros da saga.

Em segundo lugar aparece o Fuga Para a Vitória (1981 – “Victory”), a história conta como um grupo de presos escapou de um campo de concertação, graças a um jogo de futebol, para te adoçar o apetite para que vejas este filme o grande Pele faz parte do elenco.

E finalmente o Ouro vai para o Maldito United (2009 – “The Damned United”) decorre em Inglaterra, nos anos 60 e 70, e conta a história do famoso treinador de futebol Brian Clough e da sua breve carreira (44 dias) como treinador do Leeds United. Este ruma ao Leeds United depois de já ter treinado o Hartlepool e Derby County, com um sucesso reconhecido, desta duas aventuras teve como adjunto o amigo Peter Taylor. No entanto, as coisas não correm da melhor forma: o seu amigo Peter não o acompanha, as suas ideias chocam com as dos jogadores e dirigentes do Leeds, os resultados não aparecem.

Agora já sabes prepara as pipocas e tem umas grandes sessões de cinema.

Comentar