Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / O tabu formação

O tabu formação

Portugal tem somado ano após ano bons resultados nas competições internacionais dos escalões de formação, como demonstra a conquista do título europeu de sub-17 este ano. No entanto, estas conquistas destes jovens engrossam o tema “clubites” para fora dos escalões seniores.

Campeões europeus de sub-17

Campeões europeus de sub-17

Títulos nacionais conquistados:

Ano: Iniciados (sub-15) Juvenis (sub-17) Juniores (sub-19)
2009/2010 SL Benfica FC Porto Sporting CP
2010/2011 FC Porto SL Benfica FC Porto
2011/2012 SL Benfica FC Porto Sporting CP
2012/2013 Sporting CP SL Benfica SL Benfica
2013/2014 SL Benfica Vitória SC SC Braga
2014/2015 Sporting CP SL Benfica FC Porto
2015/2016 SL Benfica Sporting CP FC Porto

 

  • SL Benfica: 4 títulos de iniciados, 3 de juvenis, 1 de juniores (8 totais)
  • FC Porto: 1 título de iniciados, 2 títulos de juvenis, 3 títulos de juniores (6 totais)
  • Sporting CP: 2 títulos de iniciados, 1 título de juvenis, 2 títulos de juniores (5 totais)
  • Vitória SC: 1 título de juvenis
  • SC Braga: 1 título de juniores

Em termos numéricos, o SL Benfica é a equipa que ganha títulos mais cedo mas que tem alguma dificuldade no escalão que antecede o futebol sénior. Já o FC Porto apresenta um resultado inverso: quanto mais próximos de seniores são os seus jogadores, mais títulos conquistam.

No entanto, há quem opine que os títulos na formação de nada interessam se os jogadores não forem bem aproveitados na equipa principal.

Aí, o Sporting CP domina por larga margem, apesar de a distância se estar a reduzir. É impossível ignorar o facto que os leões formaram, entre outros, Cristiano Ronaldo e Luís Figo. Nesta época, o Benfica apresenta no seu plantel principal 3 jogadores formados no clube (Lindelof, Paulo Lopes e Gonçalo Guedes) sendo que Nélson Semedo e André Horta realizaram parte da sua formação nas águias. O FC Porto é representado por 4 jogadores (André Silva, Ruben Neves, Sérgio Oliveira e o terceiro guarda-redes João Costa), contando ainda que André André realizou uma temporada nos escalões de formação dos dragões. Quanto ao Sporting, apresenta 8 jogadores formados pelo clube (Rui Patrício, Beto, Rúben Semedo, Ricardo Esgaio, William Carvalho, Adrien Silva, Gelson Martins e Matheus Pereira).

O Benfica, no entanto, apresenta uma diferença para o FC Porto e para o Sporting: nas últimas épocas tem tido um proveito financeiro de muitos jogadores formados internamente e que não ficaram muito tempo na equipa principal: Renato Sanches, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva e João Cancelo são exemplos, disso sendo que todos eles já foram internacionais A pela Selecção das quinas.

Extra: sabia que um clube fora dos três grandes foi representado por quatro jogadores formados nos últimos confrontos da Seleção Nacional? É verdade, o Varzim formou André André, Luís Neto, Bruno Alves e Marafona!

E para o leitor? Qual é o clube que forma melhores jogadores actualmente em Portugal?

Comentar