Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / OGC NICE: Esperança de emoção e equilíbrio na Ligue 1

OGC NICE: Esperança de emoção e equilíbrio na Ligue 1

Training mit Neuzugang mario balotelli et dante FOOTBALL Neuzugang Mario Balotelli OGC Nizza

O OGC Nice tem mostrado sua força como uma das equipas mais tradicionais do futebol francês, fazendo um bom início de época com grandes resultados na Ligue 1 e isso tem empolgado a claque que está com grandes expectativas de que essa boa fase do clube permaneça por bastante tempo.

Com 112 anos de história, o clube que leva o nome da cidade tem vários títulos de expressão nacional, mas todos no século passado. São 4 títulos da primeira e da segunda divisão francesa, 2 títulos da terceira divisão, um tricampeonato da Copa da França, além de um título da Supercopa da França em 1970. Já passaram pelo clube nomes como: Lloris, Ospina, Evra e Ben Arfa, e agora as expectativas dos adeptos estão depositadas no treinador suíço, Lucien Favre, no capitão Bodmer (Ex-PSG), no central brasileiro Dante (Ex-Bayern e Wolfsburg) e principalmente no polêmico e conhecido avançado italiano, Mario Balotelli.

A equipa que tem como pontos fortes os remates (inclusive de longas distâncias), as jogadas individuais e os cruzamentos, além dos passes curtos, podem jogar em um 3-5-1-1, 4-3-3, 3-1-4-2 e no tradicional 3-5-2 em que se baseia todas as formações da equipa nesta época.

Depois do belo trabalho do francês Claude Puel que rumou ao Southampton, agora é a vez de Favre provar que é capaz de fazer o mesmo como fazia nos tempos de Bundesliga.

CLAUDE PUEL

claude-puel

Hoje com 55 anos, Claude Puel passou quatro épocas no comando técnico do clube francês entre 2012 e 2016, quando resolveu ir para Premier League comandar o Southampton na atual época. Seu grande trabalho teve como destaque na última época o habilidoso e questionado Hatem Ben Arfa (hoje no PSG).

HATEM BEN ARFA

download

Nascido em Clamart na França, o médio Ben Arfa se destacou na base do Lyon e logo subiu a equipa principal, depois passou pelo Olympique Marseille e posteriormente teve uma passagem frustrada pela Premier League atuando no Newcastle e no Hull City, até que chegou ao Nice em 2015 para disputar sua única época pelo clube e resgatar seu bom futebol e a confiança de todos. Com 37 jogos e 16 golos foi difícil manter o jogador que rumou para o PSG.

LUCIEN FAVRE

favre

O ex-médio suíço Lucien Favre, chegou nesta época ao Nice com 58 anos. Depois de comandar equipas na Suíça com destaque para seu último trabalho dentro do país pelo Zurich, Favre logo chamou a atenção dos alemães e rumou a Bundesliga. Com passagens por Hertha Berlim e Borussia Monchengladbach onde se consolidou como treinador ficando entre 2011 e 2015, mas acabou pedindo demissão após uma sequência de cinco derrotas. Agora chega ao Nice tendo um belo início de época na Liga Francesa e a esperança é que a equipa prossiga com o belo trabalho.

sem-titulo

Jogando geralmente em um 3-5-1-1, a equipa tem Dante como destaque na defesa, Bodmer como capitão, trinco e principal marcador, o português Ricardo Pereira que pode atuar pelos flancos (direito e esquerdo) como lateral ou ala e na frente a estrela da equipa, o avançado Mario Balotelli que não se deu bem no Liverpool e não conseguiu se firmar no Milan, mas que agora está conseguindo ter uma bela sequência de jogos na Liga Francesa.

Com um belo início na Ligue 1, com 6 jogos, 4 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota, a equipa vem na ponta da competição fazendo frente a Monaco, PSG, Lyon e todos os demais clubes. No entanto na Liga Europa a equipa não tem tido o mesmo aproveitamento. Pelo grupo I junto a Krasnodar (Rússia), Schalke 04 (Alemanha) e Red Bull Salzburg (Suíça), os franceses perderam os dois primeiros jogos, porém esperam se recuperarem e talvez avançarem a próxima fase do torneio.

Tradição, grandes jogadores, um bom plantel sob o comando de um grande treinador e o apoio dos adeptos, a equipa espera continuar com as grandes atuações provando que pode crescer ainda mais a cada jogo.

Comentar