Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Os possíveis sucessores de Valdes

Os possíveis sucessores de Valdes

gr

O guarda redes do Barcelona Victor Valdés já anunciou que não está disponível para renovar o seu contrato, que acaba no final da época 2013/2014.

Imediatamente após este anúncio, começaram a surgir na imprensa os nomes dos possíveis sucessores do guarda-redes catalão, sendo que apesar dos vários nomes, há quatro que parecem ser os mais fortes. Apresentamos de seguida esses nomes:

1. David De Gea: já é público que Sir Alex Ferguson está à procura de um novo guarda-redes para o Manchester United. Apesar de ter pago mais de 20 milhões de Euros por David De Gea ao Atlético de Madrid, o espanhol não se afirmou como um digno sucessor de Schmeichel e Van der Sar, pelo que está no mercado. Circulam em Inglaterra notícias que Asmir Begovic e Pepe Reina são os alvos, pelo que não seria difícil acordar a saída de De Gea para o Barca. O valor a pagar pelos catalães seria semelhante ou inferior ao que os Red Devils investiram em 2011.

2. Vicente Guiata: é a opção mais económica e até o agente do jogador é o mesmo que tratou da transferência de Jordi Alba também do Valência para a Catalunha. O jogador de 25 anos estará receptivo à mudança, até pela concorrência de Diego Alves no seu actual clube. Além disso, desportivamente, a mudança para a Catalunha é um passo em frente. Além disso, o Valência não está bem financeiramente, pelo que aceitaria a transferência por valores a rondar os 12 milhões de Euros.

3. Pepe Reina: é um dos guarda-redes mais pretendidos do mercado. O espanhol leva já oito temporadas no Liverpool, onde já se converteu no ídolo dos adeptos. Ainda no Verão passado, o Liverpool nem quis analisar uma proposta de 15 milhões de Euros oferecidos pelo Arsenal. Se os reds não querem ver um ídolo seu a reforçar um rival histórico, já no caso de uma transferência para o Barcelona o caso seria diferente.

4. Thibaut Courtois: Parece ser a opção mais difícil, uma vez que o Chelsea não parece interessado em vender o jogador, e além disso ainda revela alguma dificuldade a jogar com os pés. Os blues colocaram o Courtois a rodar em Madrid, para prepara-lo para a eventualidade de substituir Cech. A renovação deste último até 2016 poderá ajudar, já que o belga não quererá ser suplente 3 anos. Poderá também ser emprestado novamente.

5. Outros: Na imprensa espanhola já se falou de Manuel Neuer, Petr Cech, Maarten Stekelenburg, Marc-Andre Ter Stegen, a até Iker Casillas. Mas nenhuma das opções parece viável, quer pelo preço quer pela situação particular de cada um.

Cabe por isso a Andoni Zubizarreta tomar uma decisão. O director desportivo do Barcelona tem tempo para decidir, uma vez que como já se disse, Valdés ficará na Catalunha até 2014. Certamente que até lá outros nomes vão ser falados. Resta aguardar.

Comentar