Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Pedro Madeira Rodrigues: conheça o candidato à presidência leonina.

Pedro Madeira Rodrigues: conheça o candidato à presidência leonina.

(foto: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA.)

Numa altura em que o Sporting atravessa dificuldades futebolisticamente falando, encontrando-se de forma provisória no terceiro lugar da tabela classificativa, e tendo sido eliminado de outras competições de forma muito precoce, surge um conflito vindo “de acima”, nomeadamente a nível da direção do clube. O atual presidente, Bruno de Carvalho, está sob contestação, e enfrentará, em meados de Março, Pedro Madeira Rodrigues, nas eleições para o cargo-mor do Sporting Clube de Portugal.

Nesta terça-feira, Pedro Madeira Rodrigues formalizou a sua candidatura a presidente dos leões. O empresário de 45 anos tem um vasto currículo no ramo empresarial. Licenciado em Gestão e Administração na Universidade Técnica de Lisboa, com passagens também pela Universidade Nova e pela muito prestigiada Harvard Business School, ocupou vários cargos na secção dos recursos humanos de diversas empresas, mas os que mais se destacaram na vida profissional do agora candidato foram a chefia do gabinete do ministro da economia do governo de Durão Barroso, Álvaro Barreto, entre 2002 e 2005, e secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, posto que abandonou recentemente.

Está ligado desde tenra idade ao clube de Alvalade. É sócio do clube desde 1981, e entre 1982 e 1985 foi atleta do clube, mais especificamente ao ser lateral-direito nas camadas jovens da entidade verde e branca. Nas eleições de 2011 que coroaram Godinho Lopes como principal timoneiro leonino, fez parte da lista de Manuel Baltazar, um dos candidatos derrotados nesse ato eleitoral. Em 2013, ganhou um prémio Stromp, pela autoria do musical “1906 – O Nosso Grande Amor”. Aclamado pela crítica entre a comunidade sportinguista, esteve em cena no célebre teatro Tivoli.

Na foto, Madeira Rodrigues nos seus dias de jogador do Sporting. (Fonte: Facebook de Pedro Madeira Rodrigues.)

O candidato, contudo, tem gerado controvérsia. Depois de ter dito que despediria Jorge Jesus no caso de ser eleito, Pedro Madeira Rodrigues, em entrevista à CMTV, disse que os sportinguistas “não podiam ladrar tanto” em relação às beligerantes relações com os rivais Benfica e FC Porto. Tais polémicas declarações marcaram a campanha do empresário de 45 anos até agora.

De acordo com o mandatário da sua campanha eleitoral, Pedro Ribeiro Ferreira, Madeira Rodrigues é o indivíduo “mais cego e determinado pelo Sporting” que conhece. E em declarações à comunicação social, disse também que apesar de ter sido sempre pró-Bruno de Carvalho, vê no empresário uma escolha melhor para o futuro do clube. Já do outro lado, o mandatário da candidatura do atual líder do Sporting, Daniel Sampaio, ridicularizou o candidato, dizendo que o mesmo é “desconhecedor da realidade do clube”, e acusando-o também de “amadorismo” e “utopia”.

Depois de dois anos de presidência, deverão os dias de Bruno de Carvalho como presidente do clube leonino chegar ao fim? Será que o fracasso de Jorge Jesus no que à luta pelo título diz respeito levará os associados leoninos a votar em Pedro Madeira Rodrigues, que parece ser o único opositor do atual presidente do Sporting? Veremos se outras candidaturas serão formalizadas até à data-limite de entrega, quinta-feira, dia 2, ou se teremos um duelo a dois para chegar ao máximo cargo do clube lisboeta.

 

Comentar