Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Pedro Pacheco: “Sempre sonhei, sempre me imaginei a representar a seleção.”

Pedro Pacheco: “Sempre sonhei, sempre me imaginei a representar a seleção.”

img_770x4332016_07_20_23_51_59_1132686
Pedro Jorge Pacheco Seabra, conhecido no mundo do futebol por Pedro Pacheco, nascido a 27-01-1997 (19 ANOS) em Paredes, Porto. Atualmente defende as cores do maior clube suíço da atualidade, falo do Basileia. As boas prestações ao serviço das camadas jovens do Basileia, valeram-lhe as primeiras internacionalizações na seleção portuguesa, aconteceu no Euro sub-19 onde fez três jogos e um golo, golo esse apontado frente à França na meia final onde Portugal saiu derrotado por 3-1. Estivemos a conversa com o jovem talento português e entre outros assuntos abordamos o sentimento ao marcar esse golo.  
Futebol Portugal: Fala um pouco de ti… Como começou a tua carreira?

Pedro Pacheco: Eu até os meus 10 anos jogava futebol na rua com os meus amigos e irmão, com 10 anos fui com os meus pais viver para a Suiça, a partir dos meus 12 anos comecei a jogar futebol numa equipa pequena em Basileia. Com o tempo comecei a evoluir muito e apercebi-me que tinha talento para levar o futebol mais a sério. A partir daí foi sempre a evoluir.

Futebol Portugal: Como se chamava essa equipa pequena? Com que idade foste para o Basileia?

Pedro Pacheco: A equipa chama-se FC Black Stars e fui com quase 15 anos para o Basileia, depois joguei meio ano lá, como o treinador do sub-16 não me queria fui para o Concordia Basel sub-16 um clube que faz parceria com o Basileia. Depois ano nos sub-16 voltei para no sub-17 do Basileia e continuei até agora ao ponto de já ter treinado com a primeira equipa do Basileia varias vezes.

13320656_1162987773722979_1483757150859618176_o-1

Futebol Portugal: Como foi emigrar aos 10 anos com teus pais para a Suíça, foi muito difícil a tua adaptação?

Pedro Pacheco: O mais difícil foi principalmente a língua, porque o alemão é muito difícil de aprender, foi algo novo para mim nunca tinha saído do meu país e ir viver para outro país foi algo diferente mas claro que com o tempo tive de me habituar, com o tempo ficou tudo mais fácil.

Futebol Portugal: Tiveste convite da federação suíça para representar a seleção sub 17 certo?

Pedro Pacheco: Convite não recebi, mas houve interesse em eu fazer o passaporte suíço para que mais tarde isso acontecer. Por acaso ao principio ainda era uma opção para mim, mas achei melhor não o fazer.

20160721-636047224231353767w

Futebol Portugal: Ambicionavas jogar na seleção portuguesa por isso não aceitasse?

Pedro Pacheco: Claro, a seleção portuguesa vinha a frente de qualquer outra seleção e com o tempo percebi que podia começar a pensar que poderia ser chamado a nossa seleção.

Futebol Portugal: Como foi representar a seleção no europeu?

Pedro Pacheco: Foi muito bom, foi a minha melhor experiência em termos de futebolista até agora. Foi algo que veio inesperadamente nunca esperei ser chamado pelo mister principalmente neste europeu. Sempre sonhei, sempre me imaginei a representar a seleção e felizmente este ano pude concretizar esse sonho! Foi muito especial!

Futebol Portugal: O que sentiste quando marcasse àquele golo?

Pedro Pacheco: Vieram me muitas coisas a cabeça, foi muito especial ter marcado, claro que a felicidade naquele momento era grande.

Futebol Portugal: Como correu a tua época passada pessoal/coletivo?

Pedro Pacheco: Em termos de pessoal não foi  claramente uma das minha melhores épocas, mas vejo-a pelo positivo porque tive a oportunidade de representar a seleção portuguesa num campeonato europeu. Coletivamente tivemos uma boa época, começamos um pouco mal mas fomos melhorando muito e acabamos a época em 4º lugar, o que é muito mas muito bom se pensarmos que na mesma época chegamos a estar em últimos de 16 equipas.

Futebol Portugal: E o teu futuro passa pela equipa principal do Basileia? Nesta época onde vais jogar?

Pedro Pacheco: Se for possível sim. Sub-21.

13325561_1162987783722978_9015829527143191996_n

Futebol Portugal: O que projetas para o teu futuro no Basileia/seleção?

Pedro Pacheco: O que eu tento fazer a cada treino e evoluir sempre, só quero melhorar e ir o mais longe possível, se conseguir isso no meu clube certamente serei mais vezes chamado a seleção mas para isso é preciso jogar e jogar bem no clube.

Futebol Portugal: Quais as grandes diferenças entre o futebol português e suíço?

Pedro Pacheco: Eu acho que o futebol português é tecnicamente melhor. Mas do futebol português só tenho a experiência da seleção e não das equipas portuguesas.

Futebol Portugal: Alguma vez pensaste em voltar a Portugal para jogar?

Pedro Pacheco: Sim claro, mas neste momento só quero acabar o meu curso que acaba no proximo verao e depois do curso tudo pode acontecer

Futebol Portugal: Em Portugal se pudesses escolher um dos três grandes? Qual seria a tua escolha?

Pedro Pacheco: Jogaria por qualquer uma porque todas elas são grandes equipas.

topelement

Futebol Portugal: Para terminar obrigado pela oportunidade, em meu nome e em nome da pagina Futebol Portugal desejo-te as maiores felicidades a nível pessoal e profissional. Um grande abraço e tudo de bom.

Pedro Pacheco: Obrigado eu pela entrevista. Abraço, tudo de bom.

Muitos são os jovens talentos portugueses que querem chegar ao mais alto nível. Uma coisa é certa, qualidade não falta qualidade nas formações dos clubes portugueses assim como no estrangeiro, onde há muitos jovens como este com um talento enorme. Pedro Pacheco é um exemplo para muitos desses jovens, nasceu numa terra humilde onde viveu até aos 10 anos até rumar para a Suiça com os seus pais. Desde então foi sempre a evoluir. Desejamos que a sua evolução continue e que um dia o possamos ver representar a nossa principal seleção, assim como consiga todos os sonhos e objetivos que quer alcançar.

Comentar