Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Portimonense Sporting Clube: a caminhada histórica na Taça da Liga

Portimonense Sporting Clube: a caminhada histórica na Taça da Liga

Portimonense-símbolo

O Portimonense Sporting Clube, fundado a 14 de Agosto de 1914, é um dos maiores clubes do Algarve, e conta já com uma grande história no futebol português. A formação sediada na cidade de Portimão, milita atualmente na Segunda Liga e conta com catorze presenças no principal escalão, sendo que a última foi na temporada 2010/11. Este clube pode também orgulhar-se de ter sido a primeira equipa algarvia a participar nas competições europeias, isto quando em 1984/85 se qualificou para a Taça Uefa. Porém, esta temporada, o Portimonense voltou a encher de orgulho as suas gentes com uma histórica campanha numa das mais recentes competições do futebol português, a Taça da Liga.

Na presente época, joga-se a nona edição da Taça da Liga, e uma das marcas da presente edição desta prova, é a participação do Portimonense nas meias-finais, pois até ao momento, apenas na primeira edição da competição, em 2007/08, é que se viu equipas do segundo escalão chegar a uma fase tão adiantada da prova. Na altura, a fase que antecedia a grande final não se disputava como na atualidade, pois em vez de se jogarem duas eliminatórias, formava-se um grupo de quatro equipas em que os dois primeiros classificados se qualificavam para a final, sendo que isso apenas se verificou na edição inaugural, e na altura esse grupo era composto por dois conjuntos da liga principal, Vitória de Setúbal e Sporting (os dois apurados e em que o vencedor na final foi o Vitória de Setúbal), e outros dois emblemas do segundo escalão, Penafiel e Beira-Mar, sendo que até há presente temporada, não mais equipas do segundo escalão chegaram à discussão do acesso à final da Taça da Liga.

O Portimonense Sporting Clube, como atua na Segunda Liga, entrou em competição nesta prova logo na primeira eliminatória, seguindo em frente ao vencer em casa o Desportivo das Aves, do mesmo escalão, com um triunfo por 3-0. Ditou o sorteio que na segunda eliminatória, os algarvios tinham de se deslocar a Penafiel para defrontar a formação local, também do mesmo escalão, e a equipa de Portimão venceu por 1-2 e qualificou-se para a fase de grupos.

Na fase de grupos, a tarefa não era nada fácil, pois o conjunto algarvio tinha pela frente três emblemas da principal liga, no caso Sporting, Paços de Ferreira e Arouca, lembrando que nesta fase fase apenas os vencedores de cada grupo se apuram para as meias-finais. Na jornada inaugural do Grupo C, o Portimonense recebeu e goleou o Arouca por 4-1, e começava aqui a causar sensação, mas a surpresa subiu muito de tom, quando na segunda jornada o Portimonense, a jogar novamente em casa, bateu o Sporting por 2-0, e assim estavam abertas as portas a uma possível qualificação histórica. Na derradeira jornada, a equipa do Algarve tinha uma deslocação difícil ao norte do país, nomeadamente ao terreno do Paços de Ferreira, em que o empate era suficiente, mas no entanto, e mesmo depois de ter estado a perder por duas bolas a zero, os homens de Portimão conseguiram dar a volta e vencer por 2-3, e desta forma não só conseguiram o apuramento para a fase seguinte, como chegaram a um extraordinário pleno de vitórias neste Grupo C.

Nas meias-finais, a formação do Portimonense acabou por cair na Madeira diante do Marítimo, ao perder por 3-1, sendo que os algarvios até foram a primeira equipa a adiantar-se no marcador. Contudo, este desaire em solo madeirense, em nada retira brilhantismo à grande campanha do Portimonense nesta edição da Taça da Liga, que certamente encheu de orgulho toda a gente que faz parte do clube e toda a cidade de Portimão.

 

Comentar