Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Portugueses pelo Mundo: entrevista a Jorge Emanuel, o primeiro português a jogar no Kosovo

Portugueses pelo Mundo: entrevista a Jorge Emanuel, o primeiro português a jogar no Kosovo

O povo português adapta-se facilmente às adversidades e por isso é costume dizer que existe um português em cada canto do Mundo. Como é óbvio muitos deles são futebolistas, por isso iremos retomar com a nossa rubrica, Portugueses pelo Mundo.

Depois da África do Sul, demos um salto para o Kosovo, um país que se tornou independente da Sérvia em 2008 e que tem um Português a jogar no seu campeonato. Chama-se Jorge Emanuel e tem apenas 21 anos de idade.

Conheça um pouco a história do jovem jogador natural de Felgueiras.

Futebol Portugal: Começou a jogar futebol no Lixa, Pasteleira e depois pelo Portimonense. Qual foi o momento mais alto da sua carreira na formação?

Jorge Emanuel: O meu momento mais alto na minha formação foi no Portimonense, nos últimos 2 anos de formação tendo me destacado mais no último!

10721406_10152806254762433_1084986392_n

Futebol Portugal: Como surgiu o convite e o que o levou a ir para o Kosovo?

Jorge Emanuel: Tenho trabalhado com o Masi Uturi, meu “personal adviser”, surgiu uma equipa da Polónia onde poderia prestar provas na pré-época, mas a maioria das equipas já tinham começado a treinar e eu ainda estava e espera de uma resposta do clube, entretanto surgiu uma equipa da Superliga do Kosovo e decidi arriscar.

14962316_1143051902410164_585664645_n

Futebol Portugal: Esta é a sua primeira experiência no estrangeiro, que se conheça, está num novo campeonato que implica conhecimento de novas culturas. Como está a correr a adaptação nesse novo país? E qual é a sua maior dificuldade?

Jorge Emanuel: Já tive duas experiências no estrangeiro está é a terceira mas a única com sucesso! A adaptação foi boa e rápida, apenas uma hora de diferença em relação a Portugal e também a alimentação não varia muito. A minha maior dificuldade é mesmo o albanês, neste momento sei algumas palavras, o básico do dia a dia, mas nos treinos e nos jogos é bastante complicado entender o que dizem.

Futebol Portugal: A vida de um jogador não é só treino, estágio e jogos. O que costuma fazer fora dos relvados?

Jorge Emanuel: As pessoas aqui são muito amigáveis e sempre carinhosas, costumo ir ao café com amizades que fiz diz ou com os outros jogadores ou até mesmo ir até a cidade de cada um para poder conhecer mais deste país.

 14958864_1143051872410167_579378480_n

Futebol Portugal: Encontra-se a 3535 km (aproximadamente) de Portugal. Muitas vezes não é fácil essa distância, o que sente mais falta de Portugal?

Jorge Emanuel: O que sinto mais falta é do meu filho, tem apenas 8 meses e foi difícil tomar uma decisão de jogar tão longe dele e do resto da minha família!

Futebol Portugal: O Kosovo não é um país muito conhecido, a sua seleção foi aprovada, passou a ser membro da FIFA, como reagiram as pessoas a esta notícia?

Jorge Emanuel: Reagiram muito bem e da para ver que o país, o campeonato e as infraestruturas estão a melhorar cada vez mais.  As pessoas acreditam e eu também que daqui 3/4 anos Kosovo estará melhor num modo geral pois vieram de uma guerra.

 14045661_1072460572802631_8412708806258828415_n

Futebol Portugal: A sua equipa começou muito bem a época, quatro jogos, três vitórias, uma delas por 2-1 contra o atual campeão o KF Feronikeli. Acha que este ano tem hipóteses de ganharem o campeonato como a taça?

Jorge Emanuel: Os objetivos propostos para esta época é pensar e lutar jogo a jogo sempre fazendo o nosso melhor! Temos consciência da nossa qualidade e somos muito ambiciosos, mas pensamos jogo a jogo.

Futebol Portugal: O campeonato Kosovar tem muitos estrangeiros a jogar? E portugueses tem mais algum jogador?

Jorge Emanuel: O campeonato não tem muitos estrangeiros e na minha equipa sou o único, mas por exemplo Drita tem agora 2 jogadores do Brasil e 1 da Colômbia! Mas maioria das equipas não tem jogadores estrangeiros.

14937806_1143051875743500_353579257_n

Futebol Portugal: Quais as principais diferenças do Campeonato Português e o Campeonato Kosovar?

Jorge Emanuel: No campeonato português falo da segunda liga na qual já joguei e conheço, tem muita mais qualidade e tem jogadores que se destacam ou fazem a diferença. Aqui esses jogadores também existem, mas o campeonato aqui é muito aguerrido e ganham se os jogos na raça, independentemente do resultado é sempre a correr, um futebol diferente do campeonato português.

Futebol Portugal: Apesar do Campeonato Português ainda estar no início, quem acha que vai ser campeão?

Jorge Emanuel: Sem qualquer dúvida o Portimonense e na primeira liga penso que o Benfica novamente.

Futebol Portugal: Qual foi o ponto alto da sua carreira como sénior?

Jorge Emanuel: Até agora não tive nenhum momento que posso dizer que foi alto pois ainda agora comecei.

Futebol Portugal: Quais os seus objetivos a nível pessoal e coletivo?

Jorge Emanuel: A nível pessoal é construir boa carreira fora de Portugal, ser reconhecido e quem sabe chegar a grandes palcos, mas se tiver oportunidade de regressar a Portugal será com muito gosto! A nível coletivo pensamos jogo a jogo mas sempre com o objetivo de vencer.

14997194_1143051885743499_1310617218_n

Futebol Portugal: Para concluir, qual o sonho que gostaria ainda de realizar no Futebol?

Jorge Emanuel: Claro que o maior sonho era ser chamado para representar o meu país, mas também sonho muito um dia poder jogar nas competições europeias, Liga Europa ou mesmo Champions League!

 

E chegamos ao final desta entrevista e não poderíamos deixar de agradecer a Jorge Emanuel pela sua disponibilidade e por toda a colaboração. A equipa do Futebol Portugal deseja-lhe os melhores sucessos pessoais e desportivos, ficaremos à espera de de notícias caso entre numa nova aventura pelo estrangeiro.

 

Comentar