Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Soares: Quem é o reforço do FC Porto?

Soares: Quem é o reforço do FC Porto?

O brasileiro Francisco “Tiquinho” Soares, nascido no pequeno município de Sousa, no estado nordestino do Paraíba, é o novo reforço do Futebol Clube do Porto. O ponta de lança ganhou nome no Vitória de Guimarães, só tendo dado nas vistas esta época, mas já se encontra no futebol português há mais algum tempo.

Começou, naturalmente, a carreira no Brasil, atuando em equipas pacatas de escalões inferiores, mas foi ao serviço do Veranópoils, no campeonato Gaúcho brasileiro, que Tiquinho despertou o interesse no Nacional da Madeira. Aos 24 anos, a equipa comandada por Manuel Machado trouxe-o para Portugal por empréstimo em Janeiro de 2015, mas na sua primeira época ao serviço dos madeirenses não se destacou. Jogou apenas 14 jogos e marcou 2 golos, um dos quais um belo tento no dérbi insular entre a sua equipa de então e o Marítimo.

Apesar da pouca regularidade e do escasso protagonismo que teve na primeira época vestido a preto e branco, Manuel Machado viu nele algum potencial, tendo o avançado revelado qualidade nas poucas vezes que foi utilizado. Assim, os insulares solicitaram ao clube brasileiro, detentor do passe do jogador, a renovação do empréstimo por mais uma temporada. Negócio que compensou, pois o jogador rendeu bastante na seguinte época, marcando 10 golos em 30 jogos de Liga NOS, e 4 golos em apenas 3 jogos para a Taça de Portugal, e assumindo-se como um jogador-chave para o plantel alvinegro, que acabou o campeonato num tranquilo 11º lugar. Destacou-se dos demais e ganhou atenção do Vitória de Guimarães, de Pedro Martins, que o contratou, a título definitivo, em Maio de 2016.

As cores da camisola eram as mesmas, e Soares não parou de subir de rendimento. Em meia época de serviço aos vimaranenses, marcou 9 golos em 22 jogos, 7 dos quais nos 16 jogos que realizou na liga, e presenteou a massa associativa vitoriana com exibições de gala, como aquela em que bisou à sua ex-equipa, o Nacional, aquela em que os conquistadores recuperaram de uma desvantagem de 3 golos frente ao Sporting, onde Soares marcou o golo do empate ao cair do pano, e, mais recentemente, a vitória ao maior rival da equipa da cidade-berço, o Sporting de Braga, onde o brasileiro voltou a fazer das suas, com um golaço de cabeça.

Comparado a Derlei, caracteriza-se por ser um avançado oportunista e completo. Isto porque tanto é um jogador de área, com bom jogo aéreo, como um ponta-de-lança rápido e com muita mobilidade, causando problemas às defesas adversárias. Chega aos Dragões para dar extensão ao leque de opções de Nuno Espírito Santo. Apesar dos azuis e brancos serem o segundo melhor ataque da Liga, atrás do rival Benfica, têm estado em destaque pela negativa no que ao marcar golos diz respeito, devido à necessidade que têm em encontrar um matador eficaz na hora de alvejar a baliza. Usará o número 29, e terá uma cláusula de rescisão à volta dos 40 milhões de euros. Veremos como entrará nos “quadros” de Nuno, e se superará as expectativas. Boa sorte Tiquinho!

 

Comentar