Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Sorteio da “Champions” dita reencontros de “velhos amigos”

Sorteio da “Champions” dita reencontros de “velhos amigos”


FC Porto-Málaga, Valência-PSG, Real Madrid-Man. United, AC Milan-Barcelona, Shakhtar-Dortmund, Arsenal-B. Munique, Celtic-Juventus e Galatasaray-Schalke. Este é o alinhamento dos jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, de acordo com o sorteio realizado esta quinta-feira na Suíça, na sede da UEFA em Nyon.

E se o sorteio ditou algumas estreias, desde logo a começar pelo confronto dos campeões nacionais com o Málaga, o que nunca tinha acontecido em jogos oficiais, ditou também o reencontro entre velhos conhecidos do futebol europeu.

Desde logo, Cristiano Ronaldo vai regressar a Old Trafford para defrontar o Manchester United, clube que representou por seis épocas e ao serviço do qual conquistou a única Liga dos Campeões do seu currículo. Será o quarto encontro entra ambas as equipas para a principal prova europeia de clubes, com vantagem para os de Madrid, que seguiram em frente em três ocasiões. Com mais uma curiosidade: quem disputou o primeiro jogo na condição de visitado, passou sempre.

Curioso vai também ser o reencontro entre os italianos do AC Milan e os espanhóis do Barcelona, eles que curiosamente protagonizaram uma das finais da Taça dos Campeões Europeus mais desequilibradas. Em 1994, o AC Milan, comandado por Fabio Capello, esmagou os catalães de Johan Cruyff por um concludente 4-0, numa noite em que Daniele Massaro foi a grande figura ao apontar dois golos. Savićević e Desailly apontaram os outros dois tentos, contra uma equipa onde constavam nomes como o de Zubizarreta (actual director para o futebol) e de Guardiola, antigo treinador dos catalães. Ambos os conjuntos defrontaram-se na última época na fase de Grupos. Depois do empate a zero golos em Camp Nou, o Barcelona vendeu em San Siro por 3-2.

A Juventus, que lidera destacada a Liga Italiana, vai regressar à Escócia para defrontar o Celtic (que contribuiu para que o Benfica ficasse afastado dos oitavos-de-final), algo que já tinha acontecido na época de 2001-2002. E bem se pode dizer que foram dois jogos repletos de emoção. Em Turim, a Juventus acabou por vencer por 3-2, enquanto que na Escócia, o resultado ficou fechado com 4-3 a favor dos escoceses.

Comentar