Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / A squadra de Paulo Sousa

A squadra de Paulo Sousa

3021

Na 5°colocação da Liga Italiana, em posição que lhe dá vaga na Liga Europa, a Fiorentina que perdeu 2 dos últimos 6 jogos que disputou tem feito uma ótima campanha na atual temporada e comandada pelo técnico português vem fazendo jus a tradição do clube do Artemio Franchi.

Antigamente conhecida como Associazione Calcio Firenze, o clube de Florença de Batistuta, do grande Rui Costa, Edmundo, Gilardino e tantos outros não tem tantos craques como já teve um dia, mas conta com um time de qualidade sob o comando de um grande treinador.

O clube tem como ponto forte os ataques, as finalizações e disputas ganhas constantemente, os contra-ataques também são uma grande arma do clube. O time tem ponto fraco a defesa apesar de ter bons nomes neste setor do campo.

Vamos neste momento conhecer um pouco mais sobre os títulos, ídolos e elenco atual da squadra violeta:

No elenco atual a equipa conta com o goleiro romeno Tătărușanu que tem suprido bem a ausência do brasileiro Neto que foi para a Juventus ser o substituto imediato de Buffon. A defesa conta com o capitão e experiente zagueiro argentino Gonzalo Rodriguez que teve uma passagem marcante pelo Villarreal da Espanha. Os outros dois bons nomes da defesa são o italiano Astori e o sérvio Tomovic. Na direita a titularidade é absoluta de Facundo Roncaglia que jogava no Boca Juniors. Na esquerda o time mescla a experiência do italiano Pasqual e a juventude do espanhol Marcos Alonso. Vale lembrar que o time também tem o zagueiro Basanta que está emprestado ao futebol mexicano. Mesmo depois de perder o zagueiro Savic para o Atlético de Madrid, o clube conta com um grande material humano de qualidade para fazer do setor defensivo um setor mais confiável.

No meio os destaques são o croata Badelj, o experiente Borja Valero que assim como o capitão do clube fez sucesso no Villarreal. O time conta também com o médio Tino Costa que atuou por Valencia e Genoa, Matias Fernández que é um talentoso jogador chileno que chegou atuar por um bom tempo no Sporting e foi campeão inédito recentemente da Copa América em 2015 frente a Argentina sob o comando do argentino Jorge Sampaoli que inexplicavelmente não o colocava como titular da seleção. Os outros dois nomes que destaco aqui do meio de campo da equipe italiana é o polonês Błaszczykowski que ficou marcado pela linda passagem pelo Borussia Dortmund, e o bom esloveno Ilicic. No ataque a equipa conta com o argentino Mauro Zárate que atuou por um bom tempo na Lazio e que chegou a Fiorentina depois de uma passagem pelo futebol inglês, o centroavante matador, Kalinic coatra que é o camisa 9 absoluto de Paulo Sousa. Os outros 3 nomes da lista de talentos dessa equipe são o do italiano avançado, Federico Bernadeschi, do espanhol Cristian Tello revelado pelo Barcelona e com passagem pelo Porto e o atacante senegalês Babacar.

Vale lembrar que toda equipe de assistência e apoio do técnico Paulo Sousa é espanhola com exceção do preparador físico que é do Chipre.

Vídeo: ScoutNationHD 

A equipa italiana é tricampeã da primeira e também da segunda divisão da Liga Italiana, além de ter ganhado por 6 vezes a Copa da Itália, 1 vez a Supercopa Italiana em 1996 e uma Recopa Européia na temporada 1960-61.

Entre os principais ídolos e jogadores marcantes da história do time estão o goleiro Francesco Toldo, o volante brasileiro e atual técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, o grande Rui Costa, Batistuta atacante argentino que foi uma das lendas do futebol italiano no futebol italiano por Fiorentina e Roma, Montolivo hoje no Milan, Jovetic hoje na Inter, o argentino Daniel Passarella, Luca Toni e o atacante alemão “Super” Mário Gomez que nesse tempo era mais um caso de jogador que envolve várias nacionalidades. Família espanhola, nacionalidade alemã, nome português e atuando no futebol italiano chegando a vim ao Brasil para um amistoso contra o Palmeiras.

Comentar