Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / Vídeo-árbitro vai a testes

Vídeo-árbitro vai a testes

goal-line-technology-replay-animation

 

A FIFA realizou hoje, em Cardiff, uma reunião onde foi aprovada uma “fase de testes” para o vídeo-árbitro. Este período de testes terá a duração de dois anos e, no pior dos cenários, começará na época 2017/2018.

Golos, expulsões, grandes penalidades e troca de identidades são os lances nos quais a equipa de arbitragem pode recorrer à nova tecnologia, que surge depois de já estar em uso a tecnologia da linha de golo.

Gianni Infantino, recentemente eleito presidente da FIFA, refere que a organização que gere o futebol mundial está a “tomar uma decisão verdadeiramente histórica no futebol”.

A International Board, da qual faz parte a FIFA e as federações Inglesa, Escocesa e Galesa, emitiu um comunicado que encaminha a fase de testes do vídeo-árbitro.

Os primeiros testes serão realizados sem uma comunicação direta entre o árbitro principal e o auxiliar de vídeo.

Por cá, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na linha do que tinha anunciado anteriormente, apoiou a decisão, referindo, através do seu presidente, Fernando Gomes, que “a FPF apoia todas as decisões que auxiliem o futebol, como é o caso. No campo da arbitragem, é conhecido o nosso esforço no sentido de dotar as equipas de arbitragem dos melhores meios disponíveis.”

Comentar