Register  /  Login

O Blog do Futebol em Portugal

Futebol / William Carvalho entre os 50 jogadores a ter em atenção no Euro’ 16

William Carvalho entre os 50 jogadores a ter em atenção no Euro’ 16

william

 

William Carvalho foi eleito pela prestigiada revista ‘France Football’ como um dos jogadores a ter em atenção no Euro 2016.

Ao francês Anthony Martial, eleito na passada quinta-feira, dia 21 de Abril, como o 50.º jogador a ter em conta no Europeu, sucedeu o médio defensivo português, eleito na passada sexta-feira como 49.º. De referir que a revista francesa irá continuar esta rúbrica até ao dia 9 de junho. Vejamos, então, a análise feita pela referida revista ao internacional ‘luso’.

 

A sua época no clube

Numa breve descrição da temporada que William tem realizado, diz-se que “Depois de um início de temporada prejudicado por uma lesão na tíbia, rapidamente recuperou o seu lugar e a sua influência no meio-campo do Sporting. Juntamente com Adrien Silva e João Mário, William, natural de Luanda, voltou a sorrir, como nas duas anteriores temporadas”.

A mesma revista tece ainda alguns elogios ao jogador e não esquece… o ‘assédio’ dos clubes estrangeiros: “Poderoso fisicamente, tecnicamente hábil e taticamente inteligente, Carvalho justifica o interesse de grandes clubes europeus (com Manchester United e Arsenal na liderança).”.

 

O seu estatuto na Seleção

A revista lembra a época da ascensão do médio que rapidamente conquistou um lugar no onze ‘leonino’, comparando-a com o seu percurso na Seleção Nacional: “Ao contrário da sua ascensão fulgurante no clube, sob o comando de Leonardo Jardim, em 2013/14, depois de ter estado por empréstimo, durante ano e meio, no Cercle Brugge, William Carvalho ainda não se tornou um titular absoluto por Portugal.”.

Além disso, a redacção francesa salienta também o grande leque de soluções ao serviço da Seleção, “Mesmo tendo Fernando Santos conhecimento das capacidades do atleta, o técnico, que hesita bastante entre as formações 4-4-2 e 4-3-3, sabe também que os candidatos aos lugares do meio-campo são muitos: João Moutinho, Danilo Pereira, André Gomes, Renato Sanches, João Mário, Adrien Silva…”.

 

Porque é destacado?

É relembrado na mesma notícia, o percurso do médio como internacional, que “Tendo-se estreado com a camisola da Seleção Nacional ainda antes do Campeonato do Mundo de 2014, a eliminação da sua Seleção na fase de grupos não permitiu que ele pudesse corresponder às expectativas. Apesar disso, esteve em grande no ano passado, no Europeu de Sub-21, tendo sido eleito o melhor jogador da competição. William tem agora de confirmar a qualidade que lhe é reconhecida. Para isso, terá de enfrentar uma concorrência fortíssima pelas vagas no meio-campo. Aos 24 anos, está na hora de dar o passo.”.

 

Cláusula de rescisão

O valor da cláusula, presente no contrato de William, não é esquecido pela editorial francesa, que diz que “É 45 milhões de euros, o montante da cláusula de rescisão de William Carvalho, presente na extensão de contrato assinada pelo próprio há algumas semanas. O jogador de 24 anos, está agora contratualmente ligado ao Sporting até 2020.”

Comentar